20 abril, 2017
Comentários

Ana Paula Rechuan participa de Audiência Pública sobre Presídio em Resende

A deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) participou na noite da última quinta-feira, dia 19, da Audiência Pública – convocada pela Câmara de Resende – sobre o presídio aberto no distrito de Bulhões, no Município. Na presença do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Erir Costa Filho, a parlamentar reforçou a importância do estado garantir a não superlotação da unidade prisional e, principalmente, que os presos sejam apenas da região sul do estado.

- A população da região fica muito preocupada com a instalação de um presídio, principalmente, pelo que vem acontecendo em outras unidades país a fora. Por isso é imprescindível que o estado cumpra o que já afirmou anteriormente, que está unidade será modelo, respeitando a lotação máxima e de que os presos serão apenas moradores da região sul fluminense – disse a deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Por conta da preocupação da população, a deputada já apresentou algumas solicitações ao Governo do Estado, como forma de melhorar a segurança no distrito de Bulhões – entre Porto Real e Resende – com o aumento do efetivo do 37º Batalhão da Política Militar e a instalação de um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) no distrito. “Também já conversei com o diretor da unidade prisional, Eliel Ogawa, sobre a melhoria do acesso ao presídio. E também enviei ofícios à Prefeitura de Resende e a empresa São Miguel, que se se faça estudos para linha de ônibus para atender as famílias em dias de visita”, comenta Ana Paula Rechuan.

Durante a Audiência Pública foi informado sobre a saúde dos presos, já que a unidade não conta com equipes médicas até o momento. A deputada Ana Paula Rechuan destacou que a administração municipal pode, se assim desejar, aderir a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas. “Através dessa pactuação, como já acontece em São Gonçalo, o Município passa a receber recursos federais para atendimentos de saúde na unidade prisional, sem usar verbas municipais", ressaltou Ana Paula.

A deputada Ana Paula Rechuan também destacou sua proposta para descentralização de Varas de Execuções Penais (VEP) para o interior, solicitação apresentada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e que será transformada em uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual. “Para qualquer movimentação do preso, atualmente, é necessário um deslocamento até a capital. Nossa proposta é facilitar o acesso, desta maneira as regiões onde se há presídio, tenha também passa a contar com uma VEP, otimizando o trabalho da Justiça e também do serviço penitenciário”, pondera Ana Paula.

Comentários