André Trigueiro lança livro sobre prevenção ao suicídio dia 5 em Volta Redonda
Jornalista vai falar do assunto com profissionais, estudantes e sociedade em geral
O assunto ainda é um tabu, fator que dificulta sua prevenção. As causas também não são claras. Especialistas não encontram uma razão única para explicar a decisão de uma pessoa em tirar a própria vida, e o assunto fica ainda mais complexo quando se trata de jovens e adolescentes. No Brasil, 25 pessoas morrem por suicídio a cada dia e outras 50 tentam. E o mais assustador desses dados, segundo pesquisa da Unicamp, é que 17% dos brasileiros, em algum momento da vida, pensaram seriamente em cometer suicídio. Tantos casos transformaram a questão em problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde.
E, com o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a sociedade, o CVV (Centro de Valorização da Vida) de Volta Redonda e a Ajorsul (Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense), trazem à região Sul Fluminense o jornalista André Trigueiro, para o lançamento do livro “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e o mundo”, e uma palestra sobre o tema.
O livro reúne elementos de convicção baseados em estudos recentes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para afirmar a importância da prevenção do suicídio em todos os setores da sociedade. O assunto tem provocado curiosidade e reflexão em função de casos recentes, entre os quais a morte do ator Robin Williams e a ação do copiloto do avião que caiu nos Alpes franceses, matando centenas de pessoas. A obra do jornalista traz como foco a prevenção do suicídio, através da informação e enfoca o valor da vida.
A palestra do jornalista André Trigueiro, que deve destacar o papel da mídia na abordagem da questão, é voltada a profissionais e estudantes dos cursos de Jornalismo, Assistência Social e Psicologia, entre outras áreas, gestores de Saúde e Educação, representantes do poder público e de entidades da sociedade civil do Sul Fluminense e a população em geral.
O encontro acontece no dia 5 de dezembro, às 15 horas, no Auditório Milton Carlos, Bloco IV, 6º andar, no Centro Universitário Geraldo Di Biase. A realização do evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, do UBM, UGB, UniFoa e UFF, instituições que disponibilizarão horas de atividades complementares aos estudantes que participarem. Como o número de participantes é limitado, os interessados precisam enviar um email com dados pessoais para voltaredonda@cvv.org.br.
André Trigueiro é jornalista da Rede Globo e da Globo News, emissora na qual atua como editor chefe do programa Cidades e Soluções. Ele atua ainda como comentarista da Rádio CBN e é professor de Jornalismo Ambiental na PUC-RJ.
Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.
Comentários