22 fevereiro, 2024
Comentários

Angra: HMJ inicia testagem rápida contra a dengue

O Hospital Municipal da Japuíba iniciou, nesta semana, a testagem rápida contra a dengue em Angra dos Reis. Além do teste, o paciente também faz exame de sangue (hemograma) e recebe o resultado em até 20 minutos. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir que os pacientes com dengue recebam o tratamento adequado no momento certo, o que ajuda a reduzir as formas graves da doença.

– O diagnóstico rápido beneficia não apenas o paciente, mas todo o cenário no município. Em Angra, tudo está sendo feito para combater a dengue na cidade. No HMJ, por exemplo, além da nova máquina para hemograma e testagem rápida, a unidade conta com oito cadeiras de hidratação que são fundamentais para aqueles que mais precisam – afirma o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.

A aquisição das máquinas também representa um avanço significativo na otimização nos serviços da saúde prestados no HMJ. Com o resultado rápido, mais pessoas são atendidas sem longas filas de espera, facilitando todo o fluxo de atendimento.

Para a testagem rápida da dengue, a coleta do sangue é feita na ponta do dedo do paciente. Após a conclusão do teste, a análise dos dados coletados é feita pelos profissionais de saúde, que tomam as medidas necessárias para cada caso.

– Com resultados mais rápidos e precisos, os profissionais de saúde podem tomar decisões mais eficazes sobre a gestão dos casos de dengue, direcionando os esforços para o tratamento adequado e evitando complicações decorrentes do atraso no diagnóstico – diz Rodrigo Ramos.

Também nesta semana, profissionais de saúde do HMJ e do Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) receberam capacitação de menejo clínico da dengue - que é a forma como médicos e enfermeiros devem acolher e tratar pessoas com sintomas da doença.

DENGUE EM ANGRA

Em 2024, até o dia 19 de fevereiro, o município registrou 2.272 casos suspeitos de dengue, sendo 261 confirmados e 306 descartados; outros 1.705 seguem em investigação. Não há morte confirmada pela doença; no momento, 4 óbitos estão em investigação.

COMBATE AO MOSQUITO

Em Angra, 86% dos focos do mosquito estão nas casas das pessoas, que devem eliminar possíveis criadouros: virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.

 As ações de rotina da Prefeitura contra o Aedes são: visitas domiciliares, busca ativa de focos do mosquito, instalação de armadilhas para remoção de ovos do Aedes e ações de educação em saúde. Em 2023, foram mais de 105 mil visitas, com uma média de 630 armadilhas instaladas por semana.

SINAIS E SINTOMAS

Em geral, o primeiro sintoma de dengue a surgir é a febre alta, que costuma durar de 2 a 7 dias. Outros são dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Se algum desses sintomas aparecer, a orientação é ir à unidade de saúde mais próxima e, principalmente, não tomar remédio por conta própria em nenhuma hipótese, pois isso pode agravar o quadro de saúde.


Comentários