09 outubro, 2019
Comentários

Angra: Outubro Rosa com programação no Frade

Um grupo de mais de 70 pessoas, em sua maioria mulheres, participou na manhã desta quarta-feira (9), no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Frade, de mais uma atividade da programação do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Angra, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Saúde.



A abertura do evento ficou por conta de uma palestra sobre câncer de mama, ministrada pela enfermeira Vanderleia Borges. A profissional destacou a importância do autoexame e abordou assuntos como a faixa etária de rastreio da doença.



- Quando há histórico familiar de câncer de mama, as mulheres devem realizar mamografias a partir dos 35 anos. Há dois anos, a idade recomendada pelo Ministério da Saúde era de 50 – explicou a enfermeira, alertando ainda sobre como os hábitos, incluindo alimentação e uso de tabaco, influenciam na incidência de câncer de mama e de colo do útero, dentre outros.



Depois foi a vez do psicólogo Elizeu Ramos fazer uma atividade de liang gong, prática integrativa chinesa, com as mulheres. As participantes ainda se divertiram com uma dança circular e partilharam um coffee break.



Terminada esta etapa, as médicas Danielle Ennes, Márcia Viana e Maria Fernanda realizaram exames clínicos em 25 mulheres, requisitando a realização de exames de mamografias em casos indicados.





PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA



18/10 – sexta-feira

Caminhada Outubro Rosa

Local: Jacuecanga

Concentração: em frente ao GDV

Hora: 8h



DIA D - 23/10 – quarta-feira

Outubro Rosa em Ação

Hora: 9h às 16h

(Palestras, oficinas, testes rápidos e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis)

Local: praça Zumbi dos Palmares

14h - Apresentação do coral (projeto Musicalizando - Centro)

14h30 - Apresentação da cantora Maria Cecília (projeto Musicalizando - Frade)

15h - Apresentação dos alunos do projeto Musicalizando - Frade

16h - Apresentação dos alunos de violão e flauta (projeto Musicalizando - Centro)



30/10 – quarta-feira

Caminhada Outubro Rosa

Local: Japuíba

Concentração: em frente ao aeroporto

Hora: 9h.

Comentários