Image
09 julho, 2018
Comentários

APAD empossa nova diretoria em Barra Mansa

Associação é responsável por implementar medidas de melhorias para pessoas com deficiência

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (APAD) de Barra Mansa empossou, na última terça-feira, dia 3, a nova diretoria para o período 2018-2022. A eleição para escolha da diretoria e cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal de Barra Mansa. A atual presidente da instituição, Sônia Coutinho, foi reeleita para o cargo. Ela também é coordenadora Municipal de Educação Especial da Secretaria de Educação. O vereador Jefferson Mamede foi eleito o vice-presidente. O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Borges, e dos vereadores Zélio Show, Marquinho Pìtombeira, José Abel, Gilson Poxa Vida e Marcel Castro.

A presidente da APAD destacou a importância da associação para o município. “A associação atua implementando medidas que melhorem a vida dessas pessoas, atuando junto a comunidade, entidades e poderes públicos, com o objetivo de ampliar a assistência, reabilitação, amparo, capacitação profissional e empregabilidade, defender direitos, promovendo assim a plena inclusão na sociedade”, completou Sônia Coutinho, dizendo que a APAD tem o caráter de sociedade civil de duração indeterminada e sem fins econômicos, podendo desenvolver atividades produtivas para a sua subsistência e manutenção.

Sônia exemplificou as atividades desenvolvidas pela associação. “São realizadas diversas ações tais como palestras voltadas para pais, amigos e professores de pessoas com deficiência, participação em diferentes eventos e movimentos sociais e de políticas públicas e contato com empresas visando a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, além de representatividade nos Conselhos Municipais de Saúde e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, concluiu a presidente da APAD.

Após o evento, os advogados Rafael Coelho Gomes e Paulo Gustavo Camargo palestraram sobre os direitos das pessoas com deficiência.



HISTÓRICO

A APAD nasceu em novembro de 1987, nas dependências da antiga ETESP (Equipe Técnica de Educação Especial), atualmente CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), a partir de uma reunião de um grupo de pessoas que tinha como finalidade criar uma associação que amparasse pessoas com deficiência. Através dela, as pessoas com deficiência e os órgãos e instituições que trabalham em função deste público sempre se fizeram representar, ao comporem a diretoria desta Associação.



NOVA DIRETORIA – 2018-2022

Presidente: Sônia Maria de Camargo Coutinho Parreira

Vice-presidente: Jefferson Alessandro Galdino Mamede

Primeiro secretário: Neusa Maria Santos de Sá

Segundo secretário: Rosângela Luiz Cesar

Tesoureiro: Telmo Alves da Costa



Diretoria Técnica

Cecília Maria Lúcio Pacheco

Wesley Abel Mariano



Diretor de Patrimônio

Maria Isabel Diaz Couto Melotto



Conselho fiscal

Luiz Fernando Vitorino

Maicon César Damasceno

Aliandre Martins de Almeida

Comentários