Image
12 abril, 2018
Comentários

Appema e AAP-VR realizam segundo encontro sobre o Parkinson

Depois de um evento especial sobre o Dia Mundial da Saúde, o Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte (CPSI), da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, sediou o segundo encontro “Um Novo Olhar Sobre o Parkinson”, idealizado pela APPEMA-VR – Associação dos Portadores de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC. O evento, que ocorreu no dia 11 de abril, contou com a participação da presidente da APPEMA Helenice Soares, e da vice-presidente da AAP-VR, Clara Sabença.
A programação contou com diversas palestras ao longo do dia: Às 14h10 – Um novo olhar sobre a doença de Parkinson, com a presidente da APPEMA; 14h20 – Os aspectos não motores da Doença de Parkinson, com a Neurologista Renata Lengruber; 14h40 – O Parkinsoniano na Família, com Teresinha Guerra; 15h00 – O Cuidador de Parkinson, com a Cuidadora Maria Lúcia de Almeida Cambraia; 15h20 – Eu, Parkinsoniano, com Maria Aparecida Lopes e Nazaré Aparecida; e, por fim, foi apresentado o Projeto Parkinson, da UBM.
Esse evento foi realizado em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de abril de 1998. O nome é em homenagem ao farmacêutico e cirurgião inglês James Parkinson, que descobriu a doença em 1817. Essa data tem por objetivo ampliar a conscientização acerca dessa doença e fazer com que aumente também as pesquisas de inovação nessa área.
A Doença de Parkinson, conhecida também como Mal de Parkinson, é um problema neurológico, degenerativo, crônico e progressivo que ocorre, em grande parte, em pessoas acima de 60 anos. Alguns dos sintomas são: tremores em alguns membros do corpo, começando em grande parte pelas mãos; lentidão nos movimentos; rigidez nos músculos e alguns outros.
A presidente da APPEMA, Helenice Soares, falou sobre a sua entidade.
“Me sinto realizada. Eu entrei logo no cargo de vice-presidente e, com o tempo, eu virei presidente. Então, como alguém que tem Parkinson, eu tenho uma outra visão sobre as coisas, e isso serviu de superação. Saber que estou ajudando outras pessoas iguais a mim é muito gratificante. ”
A APPEMA é uma instituição, sem fins lucrativos, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos que possuem o Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC.

Comentários