23 agosto, 2016
Comentários

Arena Esportiva de Volta Redonda está pronta para receber delegações paralímpicas da Rio 2016

China e Índia trazem atletas para treinar no local; abertura oficial da arena será nesta quarta-feira (dia 24)

        A Arena Esportiva Nicolau Yabrudi - “Seu Nula”, em Volta Redonda, já está pronta para receber as delegações paralímpicas da China e Índia, que irão disputar as Paralimpíadas Rio 2016. As equipes já estão treinando na cidade: a China trouxe 12 atletas – homens e mulheres - da corrida em cadeira de rodas, e a Índia trouxe três atletas do salto em altura e um atleta do lançamento de dardos. Atletas de outras modalidades de ambos os países também treinarão na cidade – em locais como o Clube dos Funcionários e o Recreio do Trabalhador da CSN - além da equipe brasileira feminina de vôlei sentado, que veio para Volta Redonda especialmente para treinar com as chinesas, que são três vezes medalha de ouro nas Olimpíadas.
O prefeito Antonio Francisco Neto e o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva participarão de uma cerimônia de boas vindas às delegações da China e da Índia, além da abertura oficial da Arena Esportiva, nesta quarta-feira (dia 24), às 11h, na própria arena. Também estarão entre os convidados representantes dos centros universitários da região que possuem curso de Educação Física – UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase); e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa – campus Cicuta) – para o anúncio de uma parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, para que os alunos utilizem as dependências da arena ao longo do curso.
“Além do incentivo ao esporte, a Arena vai formar jovens atletas para as Olimpíadas de 2020 e outras que virão. A Arena terá muita utilidade para as competições de corridas e em todas as modalidades esportivas que são realizadas pela Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), para as escolas públicas e demais entidades esportivas. Atletas da região estão interessados em se preparar futuramente na Arena Esportiva de Volta Redonda, que sem dúvidas, vai contribuir muito para o desenvolvimento dos esportes na cidade e região”, afirmou o vice-prefeito, ressaltando que as pistas de corrida são de material impostado da Alemanha, seguindo os padrões oficiais, e que as competições realizadas no local podem valer para os rankings oficias nacionais e internacionais.
Paiva destacou que a obra também trará ganhos para a Saúde na cidade, já que – a exemplo do Estádio da Cidadania – a Arena Esportiva irá abrigar unidades de Saúde nas suas dependências. As obras estão em fase final. A infraestrutura esportiva da arena – pistas, arquibancadas, banheiros e vestiários – já está pronta. “Nós teremos no prédio, debaixo da arquibancada, um aparelhado Centro Odontológico e um Centro Médico, que estão com as obras bem adiantadas”, disse o vice-prefeito.
TRABALHO - A vinda das delegações estrangeiras é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e diversas entidades esportivas da cidade, junto ao COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), para trazer os atletas para aclimatação e treinamento nas instalações esportivas da cidade.
A delegação paralímpica da China, composta no total por 52 pessoas, entre atletas e dirigentes, chegou a Volta Redonda na segunda-feira (dia 22), e ficará hospedada 11 dias na cidade. A delegação da Índia é composta por cerca de 20 pessoas, que chegaram à cidade na semana passada.
A Arena Esportiva de Volta Redonda é uma parceria do município com o governo do Estado, através do programa Somando Forças, e representa um investimento de R$ 16,4 milhões – com 60% dos recursos provenientes do Estado e 40% do município. A unidade esportiva ocupa uma área construída de 4.450 m2, conta com uma arquibancada parcialmente coberta com capacidade para 2,5 mil pessoas sentadas, feita com 340 toneladas de estrutura metálica, pista oficial de 440 metros já homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
        Além da corrida – em diversas modalidades - outras modalidades esportivas que poderão ser realizadas no espaço da Arena de Volta Redonda são salto em altura, salto triplo, arremesso de peso, salto com vara, lançamento de dardos, arremesso de disco, arremesso de martelo. Toda a estrutura de competição já está pronta para o uso.

Comentários