Image
22 fevereiro, 2018
Comentários

"Árvore do Saber" traz biblioteca ao ar livre em Resende

Evento, que homenageará o Centenário de Falecimento do Poeta Luiz Pistarini, terá sua edição voltada preferencialmente para o público infantil e juvenil


Aqueles que procuram uma boa programação para o fim de semana envolvendo cultura, música e leitura poderão encontrar neste domingo, 25, das 9h às 12:30h, no Parque das Águas, em Resende. Isso porque será realizada a primeira edição do evento “Árvore do Saber”, um projeto idealizado pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda – Resende/RJ e desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Drº Jandyr César Sampaio.



O evento, com formato original e irreverente, trará livros dispostos em uma árvore do parque, atividade que justifica a origem do nome. Voltado preferencialmente para o público infantil e juvenil, a ação oferece atrações para toda a família. Durante a atividade pedagógica, a população presente poderá desfrutar de contação de histórias, músicas, leitura e doações de livros.



Em sua primeira edição no ano de 2018, a ação homenageará o centenário do poeta resendense Luiz Pistarini. Fotografias e poesias de Pistarini, autor do hino de Resende, serão penduradas e varais como forma de tributo, além da realização de oficinas de poesia na presença de historiados e professores, que contribuirão com atividades sobre a memória e as obras do artista.



De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo de Miranda, o projeto “Árvore do Saber” tem como principal objetivo promover a biblioteca e aproximá-la da comunidade, a fim de incentivar a leitura, a cultura e o entretenimento, bem como apoiar a educação no município.



- É importante porque engloba as crianças e ao mesmo tempo os pais, criando toda uma oportunidade de participação no processo educativo. E também é interessante poder fazer brincadeiras lúdicas que vão ser importantes no desenvolvimento dessas crianças, que vão se aproximar da nossa cultura e criar o hábito da leitura - explica Denise Assis, Presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo de Miranda.



O ANO DE LUIZ PISTARINI



Luiz Pistarini nasceu em Resende no dia 25 de julho de 1877 e faleceu em 24 de fevereiro de 1918. Conhecido como “O Poeta do Amor”, ficou marcado também por ser o autor do hino de Resende, além de exaltar as belezas naturais e a população do município no decorrer de suas obras. No ano de 2018, 100 anos após seu falecimento, Pistarini será tema de várias exposições e projetos na cidade.


Comentários