Associação Cultural Casa de Reis e São Sebastião é oficializada em Barra do Piraí
Barra do Piraí viveu um momento histórico neste domingo (7) com a oficialização da Associação Cultural Casa de Reis e São Sebastião, entidade criada para organizar, valorizar e promover as Folias de Reis, uma das expressões mais antigas e significativas da cultura popular barrense. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, a antiga estação, e marcou a posse da diretoria que conduzirá os trabalhos a partir de agora.
A nova associação nasce com objetivos de fortalecer os grupos, ampliar o acesso a projetos e editais, garantir representatividade, preservar as tradições e promover ações permanentes ao longo do ano e não apenas no período entre o Natal, o Dia de Reis e as festividades de São Sebastião.
O presidente da entidade, Almir Moraes de Souza, o Federal, destaca que a formalização representa um avanço aguardado há anos pelos reiseiros. “Estamos oficializando a associação cultural da Casa de Reis de São Sebastião depois de muito esforço. Perdemos muita coisa por não termos mais uma entidade representativa. Trabalhamos muito até chegar aqui, com CNPJ e tudo regularizado. Nosso objetivo é estimular, prestigiar e valorizar as folias de Reis, criando projetos, parcerias e levando essa cultura para as escolas e para outros estados onde já participamos de eventos”, afirmou.
O vice-prefeito Cristiano Almeida celebrou o momento e reforçou o simbolismo da criação da entidade.
“Hoje é um dia de muita alegria para a cultura da nossa cidade. Estamos dando início à Associação de Folia de Reis de Barra do Piraí, um sonho construído por muitas mãos. Isso preserva o nosso patrimônio imaterial, afirma nossa cultura e promove inclusão social. Parabéns a todos os foliões. Viva a cultura! Viva Barra do Piraí!”, disse.
O secretário de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, destacou o potencial artístico da tradição e a ampliação de possibilidades a partir da associação.
“A folia tem uma potência artística enorme. Precisamos pensar além do período de saída, articulando com outras manifestações como audiovisual, fotografia e pintura. A folia é muito mais, e agora temos condições de transformar isso, conectando com outros segmentos culturais. A associação chega para fortalecer esse movimento”, afirmou.
A prefeita Katia Miki reforçou o compromisso da gestão com a preservação da identidade cultural.
“As Folias de Reis são parte viva da história de Barra do Piraí. Fico muito feliz com a formalização da associação, que agora poderá trabalhar ainda mais pelas folias do nosso município. Podem contar com nosso governo na criação de políticas públicas de valorização dessa tradição tão linda. Muito sucesso e que possamos acompanhar muitas apresentações este ano”, declarou.
Representando os grupos tradicionais, o mestre Altair da Silva, da Folia Irmandade de São Sebastião, do bairro Metalúrgica, falou sobre o significado da data.
“Esse período é muito especial, quando visitamos devotos e levamos alegria ao bairro. A folia é a minha vida. Sempre dediquei tudo à minha jornada, com ou sem recurso. Agora, com essa bênção que está acontecendo no município, vai ser melhor ainda”, disse o folião.


Comentários