Baltazar pretende criar hortas orgânicas e plantas medicinais em escolas e espaços públicos de VR
O candidato a prefeito Paulo Baltazar (PRB) pretende criar hortas orgânicas e plantas medicinais em escolas e espaços públicos do município, incentivando os alunos e a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e livres de agrotóxicos. A expectativa é criar canteiros com várias espécies de hortaliças folhosas e medicinais, como manjericão, alface, cebolinha, rúcula, couve, camomila, capim santo, hortelã, entre outras.
Baltazar enfatizou que esta proposta, que está inserida em seu plano de governo participativo, é barata, fácil de fazer, além de garantir a segurança alimentar. “Esta é uma iniciativa que pode fazer muita diferença. Hortas como essas custam praticamente nada e geram produtos de qualidade, saudáveis e sem agrotóxico. O cultivo é fácil e em pouco tempo as pessoas podem comer aquilo que elas mesmas plantaram”, revelou.
O candidato, que sempre foi ligado à natureza e ao meio ambiente e um apaixonado por plantas e flores, revelou que haverá um acompanhamento contínuo nos locais onde o projeto for implantado. “Em todos os locais que o projeto for implantado haverá ações de avaliação e orientação nutricional, palestras sobre alimentação e cursos sobre manipulação dos alimentos e das técnicas de culinárias”.
Plantas Medicinais
As plantas medicinais não são consumidas corriqueiramente, mas que podem ser úteis em certos casos de problemas de saúde. Além de fortalecer a tradição do uso medicinal de plantas para tratar problemas de saúde de baixa complexidade, estas hortas comunitárias agem como ponto de disseminação de mudas e sementes para o cultivo domiciliar.
Comentários