Image
14 setembro, 2017
Comentários

Banda Marcial de BM faz entrega simbólica de troféus para prefeito Rodrigo Drable

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu nesta quarta-feira, dia 13, integrantes da Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas, que foi campeã no VII Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas) de Itaquera (SP), no último domingo, dia 10. Estavam presentes ainda o secretário e o subsecretário de Educação, Vantoil de Souza, que também é diretor artístico da OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa), e Ricardo Rosas. Os músicos Alan de Oliveira Rocha, de 18 anos, João Victor Silva Boaventura, de 16, e o maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil, Werley Nicolau, que também integra a Banda Marcial, levaram os troféus recebidos para apresentar ao prefeito.
A banda concorreu na categoria Sênior, ficando com o primeiro lugar na categoria Corpo Musical. Trouxe também os troféus de Melhor Maestro, para Marin Meira, e de vice-campeã na categoria Baliza, para Priscila Veiga. O evento reuniu representantes dos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.
- É com orgulho que recebo vocês aqui. Essas conquistas materializam o trabalho dos últimos 15 anos do Projeto Música nas Escolas, que gera oportunidades e transforma vidas em nossa cidade. Esse projeto é resultado do sonho de muitos, conta com apoio de muitos, e é um grande orgulho de Barra Mansa – disse o prefeito.
Vantoil também parabenizou os jovens, destacando a qualidade do trabalho realizado pela Banda Marcial e por todos os outros grupos do projeto. “Nossa Banda Marcial foi o início do Música nas Escolas e hoje representa o que há de melhor no país. Parabéns por distribuirem a música pelo Brasil e elevarem o nome de Barra Mansa”, falou o secretário.
A Banda Marcial é considerada atualmente como uma das melhores do país, sendo hexacampeã nacional pela CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras). Conquistou também, por nove vezes, o título de campeã estadual, conferido pela Federação de Bandas do Estado do Rio de Janeiro. É o grupo mais antigo do projeto – já existia antes dele, mas passava por uma situação precária e, com a implantação do Música nas Escolas, em 2003, foi reestruturado.


Ela conta com
cerca de 60 músicos – entre alunos, professores e instrutores do projeto. Além
deles, há ainda uma linha de frente formada por um corpo coreográfico, o
pelotão de bandeiras e a baliza, totalizando cerca de 80 componentes.

Comentários