Image
22 maio, 2019
Comentários

Barra Mansa amplia núcleos de atendimentos esportivos em mais de 100%

Em janeiro eram 22 pontos de atendimento; já, em maio número chega a 45 pontos, permitindo o aumento no número de inscritos

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, ampliou em mais de 100% os núcleos de atendimentos esportivos nas comunidades, passando de 22 pontos em janeiro deste ano, para 45 neste mês. Atualmente, cerca de 1,3 mil pessoas são atendidas pelos programas esportivos e de integração social desenvolvido pelo órgão, mas a meta é alcançar três mil pessoas nos próximos dois meses e, até dezembro, cinco mil pessoas, com idade de sete a 80 anos ou mais.

Para o Coordenador de Juventude, Esporte e Lazer, Marco Cambraia, o objetivo é favorecer cada vez a melhoria da qualidade de vida da população. “Sem dúvida, o relato mais frequente dos usuários dos programas esportivos se refere as mudanças nos hábitos sociais. Temos um número significativo de pessoas que chegam aqui com problemas de baixa autoestima, depressão e solidão e, que conforme vão sendo estimuladas despertam para uma nova rotina de vida mais saudável conjugando o bem estar do corpo e da mente. A explicação para isso está na liberação de endorfina, o hormônio do prazer, e de outros neurotransmissores, a partir dos exercícios físicos, ainda que seja uma leve caminhada”, detalhou Cambraia.

Para aumentar o quantitativo de pessoas atendidas, a Subsecretaria implantou o Protocolo de Necessidade da Área. O documento está permitindo que as associações e lideranças de bairros apontem as atividades essenciais em sua comunidade, possibilitando ainda a otimização da atuação do profissional de Educação Física.

Desafio dos 60 dias para avaliar hábitos alimentares e esportivos
Desenvolvido pela primeira vez em Barra Mansa, em parceria com as Unidades de Saúde, o Desafio dos 60 dias tem como foco principal traçar um perfil sobre os hábitos alimentares e esportivos das pessoas atendidas pela Subscretaria de Juventude.

O programa, desenvolvido em conjunto com o Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis, da Secretaria de Saúde, teve início em março com a realização de palestras sobre bem estar, saúde e nutrição, além de avaliação dos inscritos. Na etapa seguinte, foi fomentada a prática de atividades físicas e realizado o acompanhamento nutricional. Na primeira quinzena de junho acontecerá a reavaliação dos participantes.

A proposta também será realizada entre as crianças que integram os projetos, por meio do Desafio dos 60 dias Kids, previsto para iniciar na primeira semana de julho. “Uma etapa do projeto envolverá os pais e responsáveis para que recebam informações sobre os malefícios causados pelo consumo do açúcar, refrigerantes e sucos artificiais. Vamos focar em hábitos alimentares saudáveis, com o consumo de frutas, legumes, verduras e sucos naturais”, destacou o subsecretário.

Pra ninguém ficar parado: 29/5: Dia do Desafio terá atividades em vários pontos de Barra Mansa

O Dia do Desafio, celebrado na última quarta-feira do mês de maio, é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas. Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Em Barra Mansa, serão realizadas ações em vários pontos do município, inclusive no pátio do Centro Administrativo. De 7:30 às 8:15, os elevadores do prédio serão desligados e, de 8:00 às 8:15 serão realizadas atividades laborais com os servidores que trabalham no local.
A Praça da Matriz também concentrará atividades alusivas à data, assim como os 45 núcleos esportivos. Grupos de corrida e de bicicletas do município serão estimulados a computar o tempo das atividades realizadas neste dia.

Comentários