30 setembro, 2015
Comentários

Barra Mansa é contemplada com projeto estadual de Educação

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, ao lado do subsecretário municipal de Educação, Deyvison Silvestre, comemorou nesta quarta-feira, dia 30, o anúncio da implementação do Programa de Educação Integral no município. Prevista para ter início em fevereiro do próximo ano, a iniciativa beneficiará 80 alunos do Ensino Médio com curso técnico de eletrotécnica gratuito no Ciep Professora Antonieta Salinas de Castro, no bairro Vista Alegre. Segundo o prefeito, Barra Mansa é a única cidade da região Sul Fluminense contemplada pelo programa.

"Ainda no governo Sérgio Cabral, pleiteamos a implantação desse projeto no município. Nos reunimos com o ex-secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, para debater a parceria com a prefeitura. Inicialmente, a ideia era trazer para Barra Mansa algum curso voltado para a área de laticínios, aproveitando nossa vocação agropastoril. Mas o governo do estado conseguiu um acordo com a PSA Peugeot Citroen e com o Senai RJ e trouxe um curso que vai beneficiar diretamente o setor metalmecânico e automotivo regional. Estamos muito felizes com o anúncio", garantiu Jonas.

O prefeito destacou ainda os investimentos em educação promovidos pelo governo municipal. "Além de possibilitar a instalação do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) e da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro), no bairro Barbará, nosso governo está investindo pesado em obras de reformas e ampliações de escolas, cobertura de quadras e na construção de 15 creches. Todas as regiões do município estão sendo contempladas com equipamentos de educação", disse Jonas.

Segundo o prefeito, a escolha de implantar o Programa de Educação Integral recaiu sobre o Ciep do bairro Vista Alegre por conta da densidade demográfica do bairro. "A Vista Alegre é maior que muitos municípios do Sul Fluminense. Além desse investimento em educação, o bairro já ganhou obras importantes da prefeitura e do estado, como o asfaltamento de ruas e reforma do posto de saúde, além de uma nova unidade. Em breve, vamos inaugurar a Clínica da Família, um grande investimento para a comunidade", revelou.

Até o final deste ano, de acordo com o subsecretário municipal de Educação, será aberto processo seletivo para preenchimento das vagas no curso técnico de eletrotécnica. "Os alunos farão o Ensino Médio concomitante com o curso técnico e vão sair preparados para o mercado de trabalho", afirmou. A meta do governo estadual é levar o projeto para 258 escolas. "Estamos na expectativa que Colégio Estadual Baldomero Barbará abrigue outro curso do programa", adiantou Deyvison. Ele revelou ainda que, a partir de 2016, três unidades educacionais da rede municipal vão abrigar projetos pilotos de cursos técnicos na modalidade integral.

Visita - A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidário, Maria Lúcia Horta Jardim, e o secretário estadual de Educação, Antônio Neto, estiveram em Barra Mansa na tarde desta terça-feira, dia 29, para anunciar a implantação do programa na cidade. Eles participaram de um evento na unidade do Sesi, no Centro, que também contou com a presença de profissionais da rede municipal de educação.

Comentários