23 julho, 2014
Comentários

Barra Mansa está entre as 40 melhores cidades do país em políticas para o Desenvolvimento Econômico

"

Planejamento traçado pelo secretário Antônio César e Silva (Tuca) e sua equipe no ano passado está sendo consolidado com sucesso


O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) qualificou Barra Mansa como uma das 40 melhores cidades do país em desenvolvimento econômico, com destaque para o trabalho realizado com os MEIs (microempreendedores individuais). O consultor do órgão, Gustavo Grisa, esteve na cidade para verificar os dados obtidos e analisados pelo Sebrae Nacional. “É necessário vir in loco para verificar se as informações que temos são verídicas e entender a política de desenvolvimento do município. Barra Mansa me surpreendeu positivamente, posso adiantar”, afirmou Gustavo.

De acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, o município possui, aproximadamente, cinco mil microempreendedores individuais e cerca de 6,5 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. “Barra Mansa tem em torno de 35 mil pessoas empregadas formalmente. Em relação ao MEI o mais importante é que, por meio da formalização do negócio, o microempreendedor passe a ter todos os direitos oferecidos pela Previdência Social, o que não o deixa desamparado em caso de necessidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca.""

Foi por conta desses dados que o Sebrae escolheu Barra Mansa como município destaque na categoria MEI. Os critérios utilizados pelo órgão são os realizados pelo município quanto à aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e as práticas de desenvolvimento local. “O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, chegou a ser finalista do prêmio ‘Prefeito Empreendedor’ e, durante minha visita à cidade, pude constatar que há excelência quanto às informações gerenciais e de atendimento ao MEI, por meio do CATEI (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual)”, comentou o consultor.

Dentre os destaques anunciados pelo Sebrae estão os projetos da BM Investe - Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa e o Shopping Virtual. Segundo Tuca, a BM Investe já deverá estar em funcionamento no decorrer da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense) e a expectativa é que o Shopping Virtual seja lançado no mês de outubro, em comemoração ao Dia Municipal do Microempreendedor (04/10). “Barra Mansa está no caminho certo do desenvolvimento. O próximo passo é avançar nos demais quesitos da lei geral”, explicou Gustavo, informando ainda que o que mais atraiu os olhares do Sebrae foi a viabilidade que esses projetos possuem para atração de empresas para o município.

O Sebrae tem a intenção de reunir os dados dos 40 municípios em “cases” que serão disponibilizados, posteriormente, em uma publicação nacional. Para o secretário, a escolha de Barra Mansa como destaque é mais um reconhecimento do trabalho sério e focado em resultados, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Apenas duas cidades do estado do Rio foram qualificadas. Esse é o resultado de um trabalho de pouco mais de um ano e meio. Nosso planejamento de curto e médio prazo está sendo executado com sucesso. Conseguimos adquirir a área da Edimetal e demos solução para o acesso definitivo da ZEN (Zona Especial de Negócios). Estamos começando a colher o que plantamos”, concluiu Tuca.

 

"

Comentários