17 junho, 2019
Comentários

Barra Mansa implanta sistema informatizado em salas de vacinação dos PSFs

Avanço permitirá que Secretaria de Saúde notifique, analise coberturas vacinais e realize busca ativa de forma muito mais prática e com maior rapidez



A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando nos Postos de Saúde da Família (PSF) do município, o Sistema Nominal de Imunização (SI-PNI). O programa, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, consiste em reunir informações e fazer o acompanhamento de todas as vacinações que o usuário tenha tomado em qualquer lugar do país. Hoje, 49 salas de vacina do município estão informatizadas com o sistema de informação do Programa Nacional de Imunização.



De acordo com o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, até o próximo mês todos os postos do município terão o sistema em funcionamento. “Cada unidade está recebendo no mínimo dois computadores para que o cadastro de imunização seja feito de uma forma mais prática e rápida. O ministério da Saúde está cobrando dos postos do país essa informatização e nós estamos caminhando para melhor atender essa demanda”, comemorou o secretário, acrescentando ainda que o município tem cada vez mais avançado na saúde pública.



A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, explicou que o sistema é online e todos os profissionais receberam a capacitação para aprender mexer no programa. “Esse sistema é atualizado diariamente e, através dele, o município tem acesso a toda cobertura e história vacinal de qualquer usuário. É um grande avanço, independente de onde a pessoa mora e onde toma a vacina. Se caso ela perder seu cartão de vacina, para não precisar se submeter a novas doses, abrindo esse sistema ele terá acesso a todos os dados de histórico vacinal”, informou.



A gerente do PSF do bairro São Luiz, Fernanda Gama, comemorou a implantação do sistema na unidade e garantiu que a informatização é um grande avanço para facilitar o serviço. “Estamos nos adaptando ao sistema. Essa plataforma tem tudo para facilitar nosso serviço e também o da secretaria. É muito importante lembrar que o cartão de vacinação ainda é fundamental para que possamos atualizar o cadastro individual dos usuários no sistema”, frisou a gerente.

Comentários