30 setembro, 2015
Comentários

Barra Mansa inicia nesta quinta-feira atividades do 'Outubro Rosa'

Mês da conscientização das mulheres começa com exames na Praça da Matriz

Buscando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, a secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia nesta quinta-feira, dia 01, a campanha do ‘Outubro Rosa’. Uma tenda será montada na Praça da Matriz, no Centro, onde serão realizados exames clínicos de mamas, pedidos de mamografias, orientações sobre as doenças e distribuição de folders. O público alvo da campanha são mulheres a partir de 50 anos ou a partir de 40 anos que tenham casos de câncer na família.As atividades de abertura começam às 9h e serão encerradas às 13h.

A coordenadora de Saúde Coletiva,Julita Cunha, explicou que o Outubro Rosa é uma campanha internacional, que acontece todos os anos, visando chamar a atenção do público feminino para o câncer de mama e de colo de útero. "A secretaria de Saúde espera, além de conscientizar as mulheres para a importância da prevenção, realizar cerca de 1,6 mil exames Papanicolau e atingir o maior número de mulheres possível.As ações começam nesta quinta-feira e se estendem por todo o mês de outubro", frisou.

Julita explicou que as unidades de saúde estarão realizando o preventivo de colo uterino e fazendo a solicitação de mamografias, durante todo o mês. No dia 7 de outubro os postos vão funcionar de 12h às 20h e no dia 31 de outubro estarão abertos de 8h às 14h. "O horário será estendido para que as mulheres que trabalham em horário comercial também possam realizar os exames. Independente dessas datas especiais, em qualquer dia da semana, a usuária será acolhida para realização do exame de preventivo e solicitação da mamografia", explicou.

Em Barra Mansa, de acordo com a secretaria de Saúde, 24 mulheres estão em tratamento de câncer de mama. "Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para as mulheres. Vale frisar que, em caso de qualquer dúvida, a usuária deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou comparecer a Praça da Matriz nesta quinta-feira para tirá-la", finalizou.

Comentários