24 abril, 2018
Comentários

Barra Mansa inicia vacinação contra a gripe

Meta é imunizar 50 mil pessoas e prevenir a doença e suas complicações


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa iniciou nesta terça-feira (24) a Campanha de Vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe. A meta é imunizar 50 mil pessoas, entre idosos, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), professores das redes pública e privada de ensino, população carcerária e funcionários de instituição prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas. A campanha vai até o dia 1º de junho.



De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, as vacinas estão sendo ofertadas em todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Sirenes, Policlínica e Centro do Idoso, no horário entre 8 e 17 horas de segunda a sexta-feira. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e suas complicações. Queremos imunizar 90% dos grupos elegíveis para a vacinação”, completou.



Ainda segundo Sérgio Gomes a vacina é contraindicada para pessoas com historia de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.



A imunização tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. É o que detalha a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho. “A vacina contra a influenza protege contra os três tipos mais prevalentes nos últimos anos: H1N1, H3N2 e influenza B. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 12 meses, motivo pelo qual é realizada anualmente”, destacou Marlene, ressaltando que a maior parte do público-alvo no município é formada por idosos, algo em torno de 21 mil pessoas.



DIA D – O Dia de Mobilização contra a gripe será em 12 de maio, um sábado, quando as UBS e PSF estarão em funcionamento de 8 às 17 horas, para facilitar o acesso da população.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas procurem os postos dentro do prazo determinado, pois não há previsão de que a campanha seja prorrogada.

Comentários