19 setembro, 2017
Comentários

Barra Mansa lança Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Evento elegerá um Grupo de Sustentação formado pela sociedade e empresários que discutirão medidas sustentáveis para os resíduos

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), lançará no dia 20 de setembro, às 14h, no Parque Natural Municipal de Saudade, as atividades para a construção do PMGIRS - Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro elegerá os membros da sociedade civil e empresarial para o grupo de sustentação do plano que será responsável pela elaboração e discussão de ideias que nortearão o PMGIRS.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Cruz, o objetivo é identificar os aspectos socioeconômicos e ambientais da cidade e traçar políticas públicas para o setor. “Através do plano vamos identificar a situação dos resíduos no município, levantando os principais problemas para validar junto à sociedade a melhor solução”, diz.

A gestão integrada prevista no PMGIRS engloba o planejamento e a coordenação de transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos denominados como lixo urbano e a disposição final dos descartes de qualquer processo produtivo, como lataria e restos de tinta, por exemplo.

Para elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o intuito é estabelecer procedimentos operacionais e especificações do serviço de limpeza urbana, definir regras e estratégias para a gestão dos resíduos e elaborar programas de ações de educação ambiental, além de indicar ações preventivas e de monitoramento.

O secretário afirma a importância da elaboração do plano pelo município. “O PMGIRS é condição para os municípios terem acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Para a validação do plano, será criado um projeto de lei e encaminhado para aprovação no legislativo”, completa Cláudio Cruz.

De acordo com a Lei nº 12.305/10, que institui a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é de responsabilidade de cada município executar seu próprio plano. O PMGIRS, além de atender à determinação legal, busca também atender aos anseios da sociedade, contribuindo para um ambiente saudável e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida na nossa cidade.

Comentários