08 maio, 2020
Comentários

Barra Mansa participa de reunião do Fórum Estadual de Cultura

Através de videoconferência, representantes de diversos municípios do Rio de Janeiro se reuniram para discutir estratégias de atuação diante da pandemia do Covid-19

Representantes culturais do Estado do Rio de Janeiro se reuniram nesta quinta-feira, dia 07, através de uma videoconferência, para promover a primeira reunião da diretoria do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura. Dentre os assuntos discutidos, os participantes pautaram a eleição da Mesa Diretora, agenda de reuniões e alternativas de minimizar os impactos no setor cultural provocados pela pandemia do novo coronavírus. Representando Barra Mansa, participou o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo.

Além de presidir a Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo também é o atual presidente do Fórum. De acordo com ele, o encontro é fundamental para dar continuidade à agenda, que faz parte do Sistema Estadual de Cultura. "Estamos em um momento que o setor cultural é um dos mais impactados, depois da saúde, em função da pandemia da Covid-19. Por isso devemos ter uma atuação efetiva na busca de soluções, mas principalmente no compartilhamento de informações sobre práticas que garantam os direitos e recursos necessários para a manutenção do setor", disse Bravo.

Diante do atual cenário, ficou definido que o grupo se reunirá na primeira quinta-feira, nos próximos dois meses, por meio de videoconferência. Já no segundo semestre de 2020 poderá ser realizado uma assembleia para a eleição dos cargos vacantes de cada regional. Para fevereiro de 2021, foi previsto a eleição da mesa diretora, para ocupação dos cargos que ficarem vagos em função do encerramento de mandato do executivo municipal.

O Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura foi restabelecido em maio de 2017 e se constitui como importante ferramenta na consolidação das políticas culturais do Rio de Janeiro. Os municípios interessados em acompanharem suas ações deverão entrar em contato com os membros da mesa diretora, especialmente pelos canais de comunicação formal de suas secretarias.

Comentários