
Barra Mansa promove ação conjunta de limpeza e ordenamento na Ponte Nilo Peçanha
A Prefeitura de Barra Mansa promoveu nesta terça-feira, dia 23, uma ação conjunta no entorno da Ponte Nilo Peçanha, importante via de ligação entre o Centro e o bairro Ano Bom. A iniciativa contou com a atuação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O principal objetivo da iniciativa foi realizar a limpeza do local, que acumulava grande quantidade de resíduos descartados irregularmente pela população e também por pessoas em situação de rua que costumam ocupar a área. Durante os trabalhos, a equipe do Saae-BM retirou um caminhão carregado de entulhos e lixo, devolvendo mais segurança e higiene ao espaço público.
Os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos acompanharam a ação, uma vez que o local é conhecido por ser ponto de permanência de pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas pessoas, em sua maioria, são atendidas pelo Centro POP, unidade especializada no atendimento e auxílio na reinserção social e familiar, com foco na superação de vícios e na construção de novas oportunidades. No entanto, ao perceberem a chegada das equipes da Prefeitura, os indivíduos que ocupavam o espaço deixaram o local sem qualquer tipo de interação com os profissionais presentes.
O prefeito Luiz Furlani acompanhou a ação de perto e destacou que o local passará por intervenções de requalificação e revitalização. “Nosso objetivo é transformar este espaço e acabar com a sensação de insegurança para a população que trafega pela ponte todos os dias. Vamos requalificar esta área e unir esforços para garantir uma cidade mais segura, limpa e acolhedora para todos”, afirmou Furlani.
O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, ressaltou que ações como esta têm sido realizadas com frequência em diversos pontos da cidade. “Estamos trabalhando com abordagens conjuntas com a Assistência Social para identificar áreas utilizadas para o consumo de drogas e álcool, o que tem gerado desconforto e insegurança para a população. Além de estarem expostas a condições insalubres, essas pessoas precisam de atenção e suporte. Nosso trabalho é oferecer auxílio, garantir dignidade e promover a requalificação desses espaços públicos”, explicou o secretário.
Comentários