25 setembro, 2018
Comentários

Barra Mansa promove encontro de gestores culturais

Evento tem como foco a construção de conhecimento sobre políticas públicas culturais



Algumas das principais e mais respeitadas pesquisadoras do setor criativo estarão reunidas na segunda edição do Encontro de Gestores Culturais de Barra Mansa. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Fundação Cultura e, em parceria com a Secretaria de Cultura de Volta Redonda. Ana Lucia Pardo, Clarissa Semensato, Eliane Costa e Maya Reyes-Rincón se encontrarão com os dirigentes municipais de cultura de Barra Mansa e Volta Redonda, Marcelo Bravo e Aline Ribeiro, respectivamente, criando mais uma oportunidade para a construção de conhecimento sobre políticas culturais. O evento acontece dia 27 de setembro, de 9h às 17h, no Parque Natural Municipal de Saudade, no bairro Saudade, em Barra Mansa.

O tema da edição de 2018 é “O Jogo das Políticas Culturais”, com ênfase no levantamento de dados e nos indicadores do setor cultural. Haverá ainda encontro entre conselheiros de cultura de diversas cidades fluminenses com o objetivo de trocarem informações sobre o tema.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, revela como surgiu a proposta. “Nossa idéia é promover a geração de conhecimento e formação destinada aos agentes da cadeia produtiva do setor cultural. Uma ótima oportunidade para aproximar os dirigentes municipais de todo o estado fluminense, e do país", afirmou Bravo, ressaltando que para entender o papel dos gestores no jogo das políticas culturais brasileiras e como a tecnologia colabora para seu desenvolvimento devemos debater sobre os valores das políticas culturais de forma intersetorial e plural. Disse Bravo, sobre o tema debate do painel principal.

No painel principal serão elucidadas e debatidas questões sobre a eficácia do Sistema Nacional de Cultura, a implementação de ferramentas para o levantamento de informações e indicadores, a relação do financiamento cultural com a tecnologia e também sobre a gameficação. A novidade para 2018 é a transmissão ao vivo por meio do YouTube e na página do Facebook da Fundação Cultura Barra Mansa (facebook.com/culturabarramansa). Interessados no assunto em qualquer parte do mundo terão a oportunidade de interagir em tempo real durante todo o evento.

A secretária de cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro explica que é fundamental evidenciar o papel do gestor cultural no atual cenário das políticas culturais. "Vamos conhecer mais sobre os gestores culturais e os desafios para a formulação, ministração e avaliação de planos e programas culturais, para escolher seu complexo de valores, e o que espera com eles conseguir", concluiu Aline.

Ana Lucia Pardo, Doutora e Mestra no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, falará um pouco no debate sobre as Políticas Culturais. "O setor cultural se consolidou definitivamente como elemento indissociável da humanidade e a convivência em sociedade e hoje enfrentam um grande desafio: O Sistema Nacional de Cultura está funcionando? Qual o próximo passo? Vamos conhecer esse setor e elaborar as perguntas elementares que nos levarão às melhores respostas sobre os rumos das políticas culturais no Brasil" disse.



PROGRAMAÇÃO:

9H | ABERTURA SOLENE

Secretário Estadual de Cultura

Presidente da Fundação Cultura Barra Mansa

Secretária Municipal de Cultura de Volta Redonda

Prefeito de Barra Mansa



9H30 | ENCONTRO DE CONSELHEIROS DE CULTURA DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA FLUMINENSE



10H | PAINEL : O JOGO DAS POLÍTICAS CULTURAIS



10H15 | OS VALORES DA GESTÃO EM POLÍTICAS CULTURAIS



Aline Ribeiro

É Secretária Municipal de Cultura do Município de Volta Redonda. Atriz profissional com mais de 20 anos de experiência nas artes cênicas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá. Concluiu curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Formação Política e Cidadania pela Universidade Federal Fluminense. Foi presidente do Conselho Municipal de Política Cultural do município de Volta Redonda em 2014 e também presidente do Conselho de Cultura do município de Itatiaia em 2016. Atuou como Gestora de Projetos na Associação Beneficente Arcanjo Gabriel em 2015/2016. É uma das fundadoras do Instituto Dagaz onde foi coordenadora entre 2009 e 2015 atuando em projetos socioculturais no Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou como consultora de projetos e produtora cultural na MF Consultorias entre 2009 e 2015. Foi produtora de eventos e assistente de direção artística na Fundação CSN entre 2003 e 2008.



10H50 | 2. POLÍTICAS CULTURAIS, com Ana Lucia Pardo



11H30 | 3. A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES, com Clarissa Semensato



14H30 | 5. FINANCIAMENTO CULTURAL, com Eliane Costa



15H15 | 6. CULTURA E TECNOLOGIA, com Maya Reyes-Ricon



15H50 | DEBATE: POLÍTICAS CULTURAIS, QUE JOGO É ESSE?, com mediação: Marcelo Bravo



18H | ENCERRAMENTO, com celebração gastronômica local.


Comentários