Image
27 maio, 2019
Comentários

Barra Mansa realiza projeto AfroSaberes em escolas do município

Propor uma reflexão sobre respeito e a valorizações dos saberes africanos, a fim de garantir o direito de todos e acabar com o racismo, são apenas algumas das propostas do projeto

Levando em conta que o Brasil é um país miscigenado, com tantas identidades e diferenças raciais entre sua população, o projeto AfroSaberes tem como objetivo exatamente levar o conceito de igualdade racial e respeito as diferenças entre as pessoas. A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, realizou nesta segunda-feira (27), duas palestras sobre o respeito e a valorização dos saberes africanos, com o objetivo de construir uma sociedade democrática de igualdade entre todos. A primeira aconteceu no período da manhã na Escola Gelson Silvino no Moinho de Vento, Km 100. Já a segunda ocorreu de tarde, na Escola Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, na Vila Coringa.

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, fez questão de estar presente nas duas ocasiões e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância e o impacto que a escola tem na formação das crianças. “Um exemplo do impacto que a escola tem na formação desses alunos é que no ano passado, na Escola Gelson Silvino, estávamos recebendo muitos relatos de abuso e de outras dificuldades que as crianças enfrentavam fora do ambiente escolar. Foi aí que o secretário de Educação e o prefeito decidiram implantar o ensino integral que abrange as turmas de anos iniciais até o sexto ano. Hoje podemos ver nos semblantes alegres e na energia positiva com a qual fomos recebidos, que uma pequena decisão teve o impacto de mudar a vida dessas crianças. Hoje elas têm segurança, tem a alimentação garantida e seus pais podem trabalhar sabendo que os seus filhos estão seguros na escola", garantiu Fátima.

A diretora da Escola Municipal Gelson Silvino, Nilza Maria de Andrade, agradeceu a iniciativa e garantiu que o enriquecimento e aprendizado sempre serão bem-vindos na unidade escolar. “Amamos o trabalho! As crianças ficaram empolgadas e admiradas. O trabalho realizado tanto do Afrosaberes quanto a história de Barra Mansa trouxe maior conhecimento aos nossos alunos e enriqueceram o trabalho em sala de aula”, avaliou a diretora.

O estudante Carlos Eduardo Rodrigues de Oliveira, 10 anos, aluno do 3° ano, da Escola Comendador Geraldo Ozório Rodrigues, se divertiu bastante com a Oficina de Música e ainda falou que o tema é muito importante. “Eu achei tudo muito bom aprender mais com a apresentação da história de Barra Mansa. E falar sobre esse tema é muito importante, pois devemos tratar a todos com amor e sem preconceito”, finalizou.

Foto: Divulgação

Comentários