08 abril, 2016
Comentários

Barra Mansa recebe 33ª feira Rio Genética

Serão comercializadas 200 vacas e novilhas da raça Girolando de alta qualidade

A 33ª Feira Rio Genética acontece neste sábado, dia 09, a partir das 9 horas, em Barra Mansa, uma das principais bacias leiteiras do Sul Fluminense. O evento será realizado no Parque da Cidade Natanael Geremias e tem como foco o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro do estado do Rio de Janeiro.

Os produtores terão a oportunidade de escolher entre 200 vacas e novilhas registradas da raça Girolando e bezerras geradas a partir de FIV – Fertilização in vitro, de alto padrão genético. Os animais podem ser financiados por linha de crédito do Banco do Brasil, com juros de 2% ao ano e até cinco anos para pagamento, além de um ano de carência. A feira de Animais Rio Genética é uma realização do governo do Estado do Rio, Prefeitura de Barra Mans e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), com apoio do Sindicato Rural e cooperativas de leite da região.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Danielle Fidélis, a expectativa para esta edição é superar os negócios realizados em 2015 durante a feira. “Tivemos um volume de negócios em torno de R$1,2 milhão e 30 produtores participantes. Até a quinta-feira já tínhamos 55 produtores cadastrados previamente nos escritórios regionais da Emater”, revelou a secretária, lembrando que o cadastro dispensa a anuência do produtor.

Danielle também informou que cada comprador poderá adquirir no máximo 10 animais, respeitando o teto do valor de financiamento, de R$ 70 mil por produtor. “Em caso de empate, será aberto um processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor”.

A feira Rio Genética tem como foco o produtor rural visando produzir uma cadeia que, através do melhoramento genético, reflita no aumento da produção e produtividade das explorações, aumento da renda dos pequenos produtores rurais, geração de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população rural, com a fixação do homem no campo. Mas de olho no público em geral, haverá praça de alimentação e exposição dos produtos produzidos nos distritos de Nossa Senhora do Amparo, Rialto e Floriano, como doces, embutidos, produtos orgânicos, derivados do leite, entre outros.

Objetivos específicos da Rio Genética – A feira visa promover mudanças na composição genética dos rebanhos pecuários do Estado, introduzindo características de maior importância econômica, pelo aumento do uso da inseminação artificial e da transferência de embriões e outros; disponibilizar tecnologia de produção e manejo para pequenos produtores rurais; melhorar as estruturas físicas de produção; aumentar a eficiência reprodutiva dos plantéis, por meio de manejo adequado e introduzir animais geneticamente melhorados no estado.


Comentários