19 abril, 2017
Comentários

Barra Mansa vacina mais de 100 bezerras contra brucelose

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, vacinou na manhã desta quarta-feira, dia 19, mais de 100 bezerras contra brucelose no distrito de Amparo. A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias e ataca bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos.

De acordo com o veterinário da Gerência de Defesa do Animal da secretaria de Desenvolvimento Rural, Alessandro Teixeira, haverá duas etapas da vacinação durante o ano. “A primeira etapa está acontecendo agora, entre março e abril e a próxima acontecerá em setembro e outubro. Nesta primeira fase, até o momento, já vacinamos bezerras de 60 propriedades e pretendemos chegar até 80 no final do mês”, revelou, acrescentando que só são vacinadas bezerras fêmeas de três a oito meses.

Alessandro ainda alertou que a doença pode afetar humanos. “O humano pode adquirir a doença através do contato com animais infectados, assim como a partir da ingestão de carne e leite contaminados e seus derivados. No humano, a brucelose pode causar infertilidade, artrite e outras complicações que podem levar à morte”.

Os produtores rurais que tiverem interesse em estar marcando a vacinação contra brucelose devem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Rural através do telefone (24) 3324-0920. A prefeitura oferece a vacina sem custos para os proprietários.

Comentários