14 outubro, 2015
Comentários

Barra Mansa vai sediar Feira Regional da Reforma Agrária

Além do município sede, haverá produtores de assentamentos de Quatis e Piraí

Nos dias 16 e 17 de outubro, sexta-feira e sábado, vai acontecer a primeira Feira Regional de Reforma Agrária, na Gare da Estação, no Centro, em Barra Mansa. O evento, organizado pela secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, vai reunir produtores de assentamentos do município, de Quatis e Piraí. Ao todo, 20 famílias vão vender produtos agroecológicos, que são bem parecidos com os orgânicos, mas sem a certificação. “São produtos sem agrotóxico, mas que ainda não têm a certificação da ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro)”, explicou o gerente de Agricultura Familiar e Assistência Técnica, da secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Galba Ribeiro de Andrade.

Entre os produtos da feira estão folhosas, tubérculos (batatas, cenoura, beterraba, etc) e os agroindustriais (caldo de cana, queijo, doces em compotas, entre outros). “Nosso objetivo é mostrar o resultado dos assentamentos, que, geralmente, só aparecem na mídia em época de conflitos. Os assentamentos da nossa região são muito produtivos e será uma ótima oportunidade de mostrarmos isso á população, além de fazer intercâmbio entre os assentados”, comentou o gerente.

Os assentamentos participantes são: Fazenda do Salto e Nova Esperança, de Barra Mansa; Irmã Dorothy, de Quatis; e os Roseli Nunes e Terra da Paz, de Piraí. Todas áreas de créditos fundiários. Segundo Galba, Barra Mansa será sede do evento porque há tradição de feira livre e é o município que mais representa o setor.

A Feira Regional da Reforma Agrária vai funcionar das 8h às 17h, na sexta-feira e das 8h às 12h, no sábado. A feira de Orgânicos vai acontecer simultaneamente, no sábado, no mesmo horário, também na Gare da Estação.

Comentários