Barra-mansense Maria Anthônia, de cinco anos, é bicampeã mundial de jiu-jitsu
A atleta de Barra Mansa, Maria Anthônia, mais conhecida como Potirinha, se sagrou bicampeã mundial de jiu-jitsu em torneio disputado no domingo (11), na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro. O campeonato é organizado pela CBJJO (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico).
Emocionada, Potirinha, que tem apenas cinco anos, falou sobre o sentimento de ser campeã mais uma vez. “Eu amei. Amo lutar e procuro me divertir. Fiquei muito feliz em ver minha mãe, meu pai, minhas irmãs e a minha vó lá comigo, todos ficaram muito emocionados”, contou Maria, que não conseguiu conter sua satisfação por mais um título.
Para chegar ao topo do pódio pela segunda vez, a lutadora passou por diversas experiências. Potirinha começou no esporte aos dois anos de idade, inspirada por sua mãe, Júlia Oliveira (Potira), que também luta jiu-jitsu. “Foi uma paixão passada de mãe para filha. A Maria conheceu o esporte através do projeto social que realizo no Galpão da Cruz Vermelha, que fica no bairro Cotiara. A partir dali, com dois anos de idade, ela se encantou e decidiu seguir os meus passos”, disse Júlia.
Com a influência familiar, Maria Anthônia cresceu e se destacou na modalidade. Sua mãe falou mais a respeito dos feitos da filha.
- Até o momento, a minha filha tem 17 medalhas, sendo 14 ouros, duas pratas e um bronze. Ela também tem uma rede que lhe ajuda, conta com patrocinadores que oferecem atendimentos a ela, como nutricionista, ortopedista, dentista e uma costureira que borda todos os kimonos dela, porém, estamos em busca de mais apoio. Temos o sonho dela lutar nos maiores campeonatos na Europa, disputar o Pan Kids fora do país e, quem sabe, alcançar até uma Olimpíada num futuro próximo. Mas isso ainda é um sonho - destacou.
Na próxima semana, Potirinha estará presente em mais uma competição buscando medalha. Ela vai disputar no domingo, dia 18, o campeonato Carlson Gracie, que é uma realização da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (Fjjrio). O torneio acontece na Arena da Juventude, também no Parque Olímpico de Deodoro.
Potirinha treina atualmente na academia de lutas Alliance e também pratica judô na equipe Irias Clube, um projeto da Associação Atlética Barbará (A.A.B).
Apesar da pouca idade, Maria Anthônia coleciona uma série de títulos na arte marcial. Confira a relação de alguns deles:
Campeã Copinha Kids BM 2021
Campeã Mundial CBJJO 2022
Campeã Panamericano CBJJO 2022
Campeã Sul-Americano CBJJO 2024
Campeã Sul-Americano CBJJO 2024
Campeã Resende RJ Campeonato de Inverno 2023
Campeã Resende RJ Campeonato de Inverno 2023
Campeã Copa Resende 2023
Campeã Resende RJ Semel 2023
Vice Campeã Rio Summer CBJJ 2024
Campeã Aberto de Verão FJJRIO 2024
Bronze Sul-Americano. CBJJ 2024
Campeã Rio FALL CBJJ 2024
Campeã Brasileiro CBJJO 2024
Vice Campeã Brasileiro CBJJ 2024
Campeã Sul Fluminense FJJRIO 2024
Campeã Mundial CBJJO 2024
Comentários