Image
17 dezembro, 2018
Comentários

Barra-mansenses que se destacaram em 2018

Nesta última edição da revista Por Aqui do ano, vamos falar de três barra-mansenses que se destacaram em 2018, são eles: o deputado estadual eleito Marcelo Borges, o Cabeleireiro (DC), que assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em fevereiro de 2019; o presidente eleito da Ordem dos Advogados de Barra Mansa, o advogado Aloízio Perez, que assumirá a OAB em janeiro próximo; e o faixa preta de Jiu-Jitsu Marco Aurélio Viana, que neste mês subiu ao lugar mais alto do pódio numa competição da modalidade depois de vencer um severo tumor.

OUTUBRO

Nas eleições deste ano, o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Marcelo Cabeleireiro, foi eleito deputado estadual com 18.003 votos. O parlamentar, em entrevista exclusiva, revelou que está se preparando para assumir o cargo no próximo ano. “Estou fazendo a leitura da constituição estadual e do regimento da Assembleia Legislativa. É importante ter conhecimento das regras e do funcionamento da Casa. Também tenho aproveitado essas minhas idas a Alerj para fazer amizade com os servidores”.

Cabeleireiro também tem conversado e ouvido as propostas dos postulantes a presidência da Alerj. “Estou em constantes conversas com o atual presidente e candidato a reeleição, André Ceciliano (PT), com os deputados Marcio Pacheco (PSC) e Tia Ju (PRB) e anteriormente cheguei a conversar com o André Corrêa (DEM). Foram os candidatos a presidência da Alerj que me procuraram e que pude ter a oportunidade de discutir o futuro mandato”, disse Marcelo.

Sobre suas propostas, Cabeleireiro pretende garantir os repasses que são de direito dos municípios. “Não é justo os municípios arrecadarem recursos e o estado não devolver. Está faltando dinheiro nas cidades e um dos motivos é a falta desse repasse. Também vou apoiar pequenas, médias e grandes empresas que já estão funcionando ou que ainda estão por abrir, para fomentar o emprego. Vou garantir emendas para a região e terei uma conversa franca com o governador com o objetivo de ajudar o Estado a sair dessa crise financeira, focando os trabalhos na educação, saúde e emprego”.

Em tom emocionado, o parlamentar, que está em seu quarto mandato de vereador, agradeceu seus eleitores e falou de sua expressiva votação. “Minha maior votação foi em Barra Mansa (15.693), mas também tive muitos votos em outras cidades, como Volta Redonda (943), Porto Real (308) e inclusive em São Francisco de Itabapoana (120), que fica a sete horas de Barra Mansa. Agradeço a todos os meus eleitores, amigos e pessoas que acreditaram em minhas propostas e não nas fake news das redes sociais que muito me prejudicaram no período eleitoral. O silêncio foi minha resposta e minha vitória”, comemorou Marcelo Cabeleireiro.

NOVEMBRO

No dia 21 de novembro, o advogado Aloízio Perez foi eleito presidente da OAB de Barra Mansa para o triênio 2019, 2020 e 2021. Em um bate-papo exclusivo com a revista Por Aqui, o advogado, que é barra-mansense nato e completará 31 anos de formado em janeiro, falou de suas principais propostas. “Meu objetivo como presidente da Ordem dos Advogados é conquistar a instalação da elevação da Comarca, pois a elevação já consta na lei e só falta o presidente do Tribunal instalar através de um ato judicial de competência restrita dele”, revelou, acrescentando a importância para o município caso esse projeto seja concretizado.

- O Fórum de Barra Mansa vai se equiparar ao Fórum do Rio de Janeiro e vai propiciar que o juiz faça carreira em nossa cidade, além de agilizar processos e melhorar a renda do advogado e da sociedade em geral. Esta elevação é um sonho antigo do meio jurídico e o ponta-pé inicial foi dado por mim, juntamente com entidades de classe e membros do poder legislativo – completou Perez.

Transferir a sede da Casa do Advogado para perto do Fórum é outra meta do presidente eleito. “A atual sede ficou fora do circuito depois que o Fórum deixou de funcionar onde hoje é a atual Câmara de Vereadores. Foi muito útil quando era perto, mas agora não faz mais sentido. Essa proposta depende da aprovação da OAB do Rio de Janeiro e acredito que não seja algo utópico, já que o imóvel na Beira Rio tem um valor inferior ao Centro da cidade”, argumentou Aloízio.

Outro objetivo de Aloízio Perez é fomentar a advocacia de Barra Mansa, conquistando benefícios, convênios, cursos e parcerias com outras instituições. “Este trabalho quero realizar em conjunto com minha diretoria, conselheiros e membros das comissões. Um exemplo que posso dar é que estamos montando um time de futebol e já conseguimos o uniforme através de uma doação. Quero que a OAB seja forte e unida com a participação do maior número de advogados, até porque os embates jurídicos devem ficar sempre na sala de audiência”.

Para Aloízio, a parceria com o poder judiciário é fundamental. “Agilizar os mandados de pagamento vai ajudar na subsistência do advogado e de seu escritório e ainda vai fomentar o comércio. A OAB não é só do advogado, é também de todo cidadão barra-mansense. Em nossa gestão não haverá revanchismo e preferências, o trabalho será coletivo”, concluiu.

DEZEMBRO

Para finalizar as entrevistas com os barra-mansenses que se destacaram em 2018, vamos falar da emocionante história de superação do consultor de gestão empresarial Marco Aurélio Viana, faixa preta de jiu-jitsu e karatê, autor da palestra motivacional ‘Acreditar’, e que há dez anos começou a viver um dilema em sua vida, conviver com um tumor no lóbulo temporal direito, que causava constantes crises de epilepsia.

Marco foi procurar tratamento em São Paulo, mas foi só em Ribeirão Preto que descobriu o que exatamente estava acontecendo. “Fiz tratamento e uma cirurgia no interior de São Paulo e em 2016, já totalmente recuperado, tentei retornar as competições. Fiquei muito emocionado e não consegui lutar. Em 2017 enfim retornei as competições, mas não estava preparado o suficiente. Este ano em uma nova tentativa venci o II Open Porto Real de Jiu-Jitsu na categoria peso leve de faixa preta”, revelou.

Para Marco, que também ensina artes marciais para seu filho, esta volta por cima foi muito importante. “Meu Mestre sempre entendeu e me ensinou que competição é uma preparação sadia, motivadora e educativa na prática da arte marcial. Sua essência é contribuir para o desenvolvimento pessoal do atleta”, ponderou, acrescentando que muitos classificam uma competição como algo errado ou violento.

- Conceitos errôneos em nossa sociedade classificam a competição como ‘guerra’ ou ‘uma atividade para os mais aptos’, impedindo um desenvolvimento bastante rico em vários sentidos. Quem disse que sucesso é exclusivo do campeão? Conheço atletas de outras modalidades esportivas que nunca foram campeões, e nem por esse motivo, tiveram limitações para se tornarem pessoas com êxito na vida, de muito sucesso em suas profissões. Muitos que não subiram a um pódio continuaram insistindo e acreditando sempre que a superação de si próprio era o mais importante. A cada competição que o atleta se apresenta, é como se estivesse trilhando um novo caminho – completou Marco.

Emocionado e transmitindo muito respeito e humildade, como é ensinado no Jiu-Jitsu, Marquinho, como é carinhosamente chamado, falou sobre esse grande aprendizado em sua vida. “Aprendi com o tempo que mais importante que estar no degrau mais alto do pódio é ter superado meus limites, minhas dificuldades, meus medos. Com isso afirmo que todos são verdadeiramente grandes vencedores”, finalizou.

Barra-mansense será Secretário Estadual de Infraestrutura

No dia 28 de novembro, o governador eleito Wilson Witzel (PSC) nomeou o barra-mansense Horácio Guimarães como o futuro Secretário de Estado de Infraestrutura. Horácio é professor da Uerj, da Secretaria de Estado de Educação e do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), lecionando diversas cadeiras de viabilização econômica e sustentável de projetos. Foi diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa. Formado em Engenharia Civil e Matemática, é mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica pela


Comentários