16 março, 2018
Comentários

BM: Agentes de Combate às Endemias participam de palestra da Secretaria Estadual de Saúde

Participantes foram orientados sobre as ações de prevenção e controle às Arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela

Os Agentes de Combate às Endemias e Supervisores Gerais e de Campo da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Barra Mansa participaram na manhã desta quarta-feira, dia 14, da palestra ministrada pelo técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Luis Carlos Vasconcellos, no Parque Natural Municipal de Saudade. Durante a palestra, os participantes foram orientados sobre as ações de prevenção e controle às Arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Mauricio Iencarelli, se fez necessário a parceria com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

O técnico da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Luis Carlos Vasconcellos, afirmou que o curso teve como objetivo qualificar os agentes para o trabalho no campo. “Através do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) nós aplicamos cursos, capacitações e treinamentos aos agentes para colocar em prática essa visão de preparo dos agentes dos municípios do Estado do Rio de Janeiro”.

Luis Carlos Vanconcellos destacou a iniciativa do prefeito Rodrigo Drable e do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Gomes, que proporcionaram a infraestrutura para que o curso acontecesse dando total apoio aos organizadores. “É muito importante que toda a rede de saúde esteja disposta em ajudar e aqui nós encontramos isso. Desde o prefeito e o secretário de Saúde que apoiaram a capacitação, como também dos agentes que participaram ouvindo, tirando dúvidas e se interessando pelo tema buscando mais informação e integração”.

De acordo com o técnico, o curso foi uma preparação para que o município receba a capacitação dos Agentes de Combate às Endemias. A partir dos dias 26 e 27 de Março, os agentes serão acompanhados por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visando desenvolver em Barra Mansa os programas do Controle de Vetores. Esse curso será aplicado nas segundas e terças também nos seguintes dias do mês de Abril: 9 e 10; 16 e 17; e 23 e 24.

Na semana entre os dias 2 e 6 de Abril, os agentes também receberão uma capacitação completa com duração de 40 horas, entre cursos teóricos e acompanhamento em campo nos domicílios. Durante o curso, serão abordados temas diversos sobre o controle efetivo dos vetores como as Visitas Domiciliares (VDs) e Controle Focal, Químico e Social, que são as ações de conscientização da população.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental destacou a importância dos cursos para o trabalho dos agentes. "É extremamente importante que nossos agentes de visitas domiciliares estejam preparados e equipados para trabalharem no campo. O curso virá pra somar e proporcionar ao cidadão a capacitação dos servidores da saúde que podem contar com uma equipe profissional”, finalizou Maurício Iencarelli.

Comentários