BM: Campanha de Educação no Trânsito alerta sobre uso do celular ao volante
Infração é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país
A Guarda Municipal de Barra Mansa, através do Programa de Educação no Trânsito (PET), está realizando neste mês de agosto uma campanha de conscientização sobre o uso do celular no trânsito. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do aparelho celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.
De acordo com coordenador do PET, Agostinho José da Silva Neto, a campanha está sendo intensificada nos locais de maior circulação de veículos, como o Centro e os bairros Vila Nova e Ano Bom. “Nosso objetivo é conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir manuseando o celular e sem a devida concentração no tráfego”, alertou.
Dados da Guarda Municipal de Barra Mansa apontam que os motoristas continuam infringindo a lei, podendo causar prejuízos graves no trânsito. De janeiro a julho de 2017, foram aplicadas 664 multas por uso de celular na direção dos automóveis no município. No mesmo período deste ano, o número saltou para 1.174, o que representa um aumento de 76% na infração. “A falta de concentração, mesmo com o celular em viva voz, pode causar acidentes. Por isso, não deve haver desculpas. Não pode falar ao telefone em hipótese alguma enquanto dirige”, reforçou Silva.
O estudo da Abramet também revelou que são cerca de 150 óbitos por dia no país e quase 54 mil por ano provocados pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir. “É importante que as pessoas estejam cientes de que um segundo de distração pode acabar com a vida dela ou de pessoas ao redor”, finalizou o coordenador do PET.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir segurando ou manuseando o telefone celular é infração gravíssima, com pagamento de multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Durante as abordagens aos motoristas, também estão sendo repassadas orientações relativas ao uso de equipamentos obrigatórios como cinco de segurança, cadeirinha para crianças e direção defensiva.
Comentários