09 abril, 2019
Comentários

BM e Itatiaia começam a vacinar contra a gripe nesta quarta-feira

Ação em Barra Mansa visa imunizar mais de 40 mil pessoas; todos os postos de saúde do município vão realizar o serviço até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas



A Secretaria de Saúde de Barra Mansa vai começar nesta quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza. O público-alvo do município é formado por 48.456 mil pessoas dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% deste total, ou seja, 43.610 mil cidadãos.



Neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e particular de ensino, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas mediante prescrição médica, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional (especificamente no Sul Fluminense, os encarcerados nas cidades de Resende e Volta Redonda).



De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a campanha segue até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização nacional acontece no dia 4 de maio. “Este ano o calendário de vacinação contra a gripe foi estratificado. Entre os dias 10 e 19 de abril, serão imunizadas crianças, gestantes e puérperas. De 22 de abril até 31 de maio, todas as pessoas dos demais grupos”, esclareceu Marlene.



As doses da vacina estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Outras vacinas também serão oferecidas às crianças para a atualização do calendário vacinal. É necessária a apresentação o cartão de vacina da criança.



Vacinação acontece em nove unidades de saúde de Itatiaia

A campanha de vacinação contra a gripe terá início em Itatiaia nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. A população estimada para ser vacinada no município é de 7.920 pessoas e o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é atingir a meta de 90% desse público.



Esse ano a vacinação será dividida em duas etapas. A primeira, que inicia amanhã e segue até o dia 19, vai priorizar crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, independente do tempo de gestação e também as puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias.



A partir do dia 24, a campanha na cidade vai atender idosos, professores, trabalhadores de saúde e doentes crônicos com receita médica. A vacinação para esses grupos acontecerá até o dia 31 de maio.



A imunização acontece das 8h às 17 horas na USF Vila Magnólia, USF Vila Esperança, USF Vila Flórida, USF Campo Alegre I, USF Campo Alegre II , USF Penedo, USF Maromba, UBS Marechal Jardim e na Policlínica Municipal (Centro).



Para ser imunizado é necessário que o paciente ou o responsável procure a unidade de saúde referente ao seu bairro munido do cartão de vacinação. Pessoas com idade igual ou acima de 60 anos devem levar documento de identidade.




Comentários