Image
08 abril, 2025
Comentários

BM: Ecoturismo e práticas esportivas serão estimulados em unidade de conservação no distrito Amparo

Nesta terça-feira, dia 08, foi dado o pontapé para que Barra Mansa tenha uma região de estímulo a atividades esportivas e ao ar livre, como trilhas, ciclismo de montanha (‘mountain bike’) e montanhismo. O espaço se encontra no Revis (Refúgio de Vida Silvestre) Serra do Rio Bonito, uma unidade de conservação localizada no distrito Nossa Senhora do Amparo.
Durante esta terça, uma comitiva do governo municipal realizou uma visita técnica na área, que contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Rodrigo Viana; de Desenvolvimento Econômico, César de Carvalho; de Esporte, Mário Jorge Ferreira; de Comunicação, Diego Raffide; de Desenvolvimento Rural, Bruno Meirelles; além do presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda.
Segundo Mário Jorge Ferreira, titular da Pasta de Esporte, a visita da equipe teve como objetivo conhecer melhor o local e analisar as possibilidades para o trabalho que será realizado. “Nosso intuito é nos familiarizarmos com a área, que fica na zona rural de Barra Mansa, para implementarmos um trabalho de ecoturismo esportivo. Já traçamos algumas modalidades que buscaremos desenvolver e, com o diagnóstico que fizemos com esta visita, iremos nos encontrar com as demais pastas para que possamos colocar esta iniciativa em prática, sem deixar de lado a conscientização ambiental”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a riqueza do local e frisou que todas as atividades serão desenvolvidas com respeito ao ecossistema.
- Como é uma unidade de uso restrito, nós prezamos pelo cuidado com a fauna e a flora do local, onde podem ser encontrados diferentes animais como lobo-guará e várias espécies de pássaros, assim como árvores diversas, incluindo pau-brasil e algumas que ainda precisam ser catalogadas. É uma área propícia para recreação e diversão, mas é importante o uso com cautela, descartando o lixo de maneira correta e não acendendo fogueiras, contribuindo assim para manter a preservação da unidade”, ressaltou Rodrigo.

Unidade de conservação
O Revis Serra do Rio Bonito é um fragmento florestal que abrange os municípios de Barra Mansa, Valença e Barra do Piraí. O principal objetivo da unidade é assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes e oferecer oportunidades de visitação, recreação, educação ambiental e pesquisa científica, entre outras.
Para chegar ao local onde está a Cachoeira do Secreto (antes chamada 'Robertão'), é preciso seguir até o distrito Amparo; ir em direção ao município de Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais; e seguir por aproximadamente um quilômetro até a Fazenda de Ribeirão Claro, onde está a atração turística.

Comentários