Image
04 dezembro, 2019
Comentários

BM: Marcelo Cabeleireiro defende Colégio Militar para Região Leste

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro promoveu, na noite de terça-feira (03), uma reunião para ouvir os moradores da Região Leste de Barra Mansa acerca da implantação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros na localidade. O encontro aconteceu na sede da Associação de Moradores do Boa Vista III. Ficou definido que o deputado verificará a possibilidade de um convênio entre Estado e Município para integrar o Colégio Municipal Ada Bogato ao Colégio Estadual Boa Vista, possibilitando a instalação da unidade militar na estrutura que atualmente funciona a escola da rede municipal, no bairro Paraíso de Cima.

Além de professores, pais de alunos e da comunidade em geral, também estiveram presentes na reunião representantes das associações de moradores dos bairros Boa Vista, Mangueira, Nove de Abril, Metalúrgico e Cajueiro; os vereadores José Abel Mariano e Renatinho; o capitão do Corpo de Bombeiros de Barra Mansa, Eliel Campos; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leiteiro; o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Baianinho; e representantes da Secretaria Municipal Ordem Pública.

O vereador José Abel iniciou a conversa, registando a satisfação em receber o deputado. “Acompanho de perto o trabalho do Marcelo na ALERJ. Barra Mansa ainda não teve um deputado que trabalhasse tanto. O Marcelo realmente é um lutador e uma pessoa que merece nosso apoio”, destacou.

Marcelo Cabeleireiro aproveitou a oportunidade para esclarecer todos os pontos voltados à instalação do colégio militar. Frisou ainda que uma unidade foi implantada em Volta Redonda, no bairro Açude, e que logo após pleiteou que Barra Mansa também fosse beneficiada. Segundo ele, muitas pessoas solicitaram que fosse implantado na Região Leste. “Conversei com o governador Wilson Witzel e com o prefeito Rodrigo Drable e ficamos de arrumar um local. Inicialmente, tínhamos a ideia de implementar no Ada Bogato e municipalizar o Colégio Estadual Boa Vista, mas houve uma manifestação para que a unidade não fosse municipalizada e, com isso, voltamos à estaca zero. O prefeito também disponibilizou uma área, no Boa Vista III para construção da unidade militar, mas não teríamos previsão de quando seria inaugurada. Mas hoje, aqui, deram uma sugestão para que o Estado assumisse os alunos da rede municipal conjuntamente com os alunos do Boa Vista. Eu não sei se isso é possível, pois depende de um diálogo entre as secretarias de Educação, mas é um fato novo que estarei levando ao prefeito e ao governador. Acredito que seja o melhor caminho”, frisou o parlamentar.

A ideia partiu do professor Alexson Oliveira Machado. Durante a reunião, ele usou a palavra para se explicar. “Nós somos a favor do Colégio Militar aqui na região e o espaço que temos para melhor atender é o Ada Bogato, que tem poucos alunos. Então, daria para o Colégio Boa Vista absorver esses alunos enquanto fosse construído um novo Ada Bogato no terreno que há disponível”, defendeu. A preocupação, segundo ele, é apenas quanto à municipalização do C.E. Boa Vista. “Queremos garantir que continue o Colégio Estadual, que já tem mais de 30 anos de tradição e é o único da Região Leste que oferece o Ensino Médio. Desta forma, os jovens terão o direito de escolherem se querem ingressar no colégio militar ou no civil”, completou.

Marcelo Cabeleireiro disse ter gostado da ideia e frisou que continuará defendendo que o Colégio Militar seja na Região Leste. “Será muito importante para essa localidade, que é carente e precisa de mais atenção. Certamente contribuirá muito para a região e esse é o meu compromisso. Foi cogitado levar para outros locais, mas defendo que seja aqui”, reforçou, afirmando que a reunião foi justamente para entrar em acordo sobre a melhor forma de beneficiar a população.

Ao final, o parlamentar se comprometeu a levar a sugestão ao Estado e ao Município, lembrando que cada um tem a sua atribuição. “O Ensino Fundamental é competência do Município, enquanto o Ensino Médio é dever do Estado”, lembrou, concluindo que acredita que o caminho mais rápido seria realmente transferir as crianças do Ada Bogato, que oferece o Ensino Fundamental, para o Colégio Boa Vista, que atualmente disponibiliza Ensino Médio, mas dispõe de estrutura física suficiente para receber os novos alunos.

Comentários