Image
08 maio, 2018
Comentários

BM: Mês será marcado por conscientização de segurança no trânsito

Eventos em Barra Mansa acontecerão entre os dias 14 e 23 de maio com várias atividades como seminários, caminhadas e passeios ciclísticos



Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, montou uma programação especial de eventos visando a conscientização de crianças e adultos sobre a segurança no trânsito. Os eventos serão realizados pela Coordenadoria do Programa de Educação do Trânsito, o PET, e acontecerão entre os dias 14 e 23 de maio com várias atividades como seminários, caminhadas e passeios ciclísticos.

A programação inicia no dia 14 com uma caminhada pela Avenida Domingos Mariano até a Praça Ponce de Leon (Praça da Matriz) com entrega de panfletos e orientação aos pedestres e motoristas a partir das 9h. Nos dias 15 e 16 de maio, a campanha fará uma orientação especial nos bairros. Na terça-feira, será na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, e no Nove de Abril. Na quarta-feira, será na Vila Nova e Nove de Abril. O horário será de 9 às 14h. No dia 16 de maio também será feito um seminário no SEST/SENAT às 18h30.

O projeto Sala de Trânsito que tem como objetivo preparar os estudantes para serem motoristas responsáveis fará as cerimônias de formação. No dia 17 de maio será na Escola Municipal Antônio Rocha às 10h. No dia 18 de maio, além da entrega dos certificados aos alunos da Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, no distrito de Amparo, haverá uma caminhada a partir das 9h.

No dia 20 de maio será realizado o 2º passeio ciclístico de Educação no Trânsito – Pedala Barra Mansa. A concentração será no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco às 8h. Para finalizar o mês, haverá uma palestra no dia 23 de maio no Senai às 9 horas e no Sesi às 19h.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, o objetivo das ações do Maio Amarelo é criar uma atuação coordenada entre o poder público e a sociedade, colocando em pauta o tema da segurança no trânsito. “Nós queremos discutir o tema de forma efetiva, propagando o conhecimento e abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nos mais diferentes lugares”, afirmou.

Segundo o coordenador do PET, Agostinho José da Silva Neto, os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de mortes no mundo, sendo três mil vidas perdidas diariamente. “Se nada for feito, mais pessoas continuarão morrendo ou tendo sequelas por acidentes no trânsito. Precisamos mobilizar a população sobre a importância de discutir esse tema e de colocar em prática o que é ensinado para que possamos formar um ambiente sadio e seguro para as próximas gerações”.



Programação completa do Maio Amarelo:

Dia 14/05 – Caminhada

Local: Av. Domingos Mariano, no Centro (A partir do Colégio Nossa Senhora do Amparo)

Horário: 9h



Dia 15/05 – Campanha de conscientização

Local: Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, e Nove de Abril

Horário: 9h e 14h



Dia 16/05 – Campanha de conscientização

Local: Vila Nova e Nove de Abril

Horário: 9h e 14h



Dia 16/05 – Seminário no SEST/SENAT

Local: Rua Rômulo Carlos Tomás, 402, Barbará

Horário: 18h30



Dia 17/05 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Antônio Rocha

Local: Estrada Fazenda dos Coqueiros, 55, distrito de Antônio Rocha

Horário: 10h



Dia 18/05 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable e caminhada

Local: Praça Leopoldo Monteiro da Silva, RJ-143

Horário: 9h



Dia 20/05 – 2º Passeio Ciclístico de Educação no Trânsito

Local: Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro (Beira-Rio)

Horário: 8h



Dia 23/05 – Palestra de Segurança no Trânsito no Senai e Sesi

Local: Senai – Rua Senhor do Bonfim, 130, Bom Pastor

Sesi – Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 2000, Centro

Horário: 9h e 19h

Comentários