23 novembro, 2018
Comentários

BM: Prazo para acompanhamento nutricional do Bolsa Família se encerra em 7 de dezembro

Beneficiários que não realizarem o procedimento poderão ter auxilio suspenso e até cancelado



As Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde de Barra Mansa alertam os beneficiários do Programa Bolsa Família para o prazo de realização do acompanhamento nutricional e pesagem. A data limite é 7 de dezembro. Para o procedimento, é necessário comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua residência, munidos da caderneta de vacinação e do cartão da gestante. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.



Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família no município, Celina Balbino, a pesagem é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício. “O acompanhamento das famílias é a garantia de que o serviço de Atenção Básica está sendo realizado conforme determinação do Ministério da Saúde. O calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças estão inseridos nesse trabalho, bem como a vigilância nutricional”, ressaltou Celila, enfatizando que o monitoramento dessas ações possibilita o registro individual da saúde dos beneficiários do programa desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com as prefeituras de todo o país.



O acompanhamento nutricional e a pesagem ocorrem a cada seis meses em mulheres com até 49 anos de idade, crianças menores de sete anos e gestantes. Em Barra Mansa cerca de seis mil famílias recebem o auxílio do Bolsa Família. “São esperadas nas UBS até o próximo dia 7, pelo menos 11 mil pessoas. Vale lembrar que quem não comparecer ao chamamento corre o risco de ter o benefício suspenso e até cancelado.



Requisitos para o Bolsa Família:



- Manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de sete anos;



- Matricular crianças e adolescentes de seis a 17 anos na escola;



- Frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e de 75% (16 a 17 anos);



- Recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência (Cras) em Assistência Social.





Quem precisa realizar o acompanhamento nutricional:



- Mulheres entre 14 e 44 anos;



- Crianças menores de sete anos de idade;



- Gestantes.


Comentários