Image
27 julho, 2018
Comentários

BM: Saúde promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Hospital da Mulher e da Rede de Atenção Básica (ATAN - Área Técnica de Alimentação e Nutrição - e o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família) promove entre os dias 01 e 09 de agosto, uma série de atividades alusivas a Semana Mundial de Aleitamento. As ações têm como foco à prevenção a todas as formas de desnutrição, a garantia da segurança alimentar.

De acordo com a diretora médica do Hospital da Mulher, Mariana Gonçalves Xavier, o principal objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade, mais especificamente as mulheres, a respeito da segurança alimentar dos lactentes. “A amamentação é a base da vida. É uma recomendação universal, pois proporciona o pleno equilíbrio, levando a todos os bebês a um bom começo de vida. O aleitamento materno exclusivo favorece a saúde, o bem-estar e a sobrevivência das mulheres e crianças em todo o mundo. Amamentar não é só matar a fome, é dar nutrição e saúde ao bebê”, esclareceu Mariana.

Entre os benefícios do aleitamento materno para o bebê estão a redução da obesidade, do diabetes, dos problemas gastrointestinais e alergias. Durante toda a semana será montada uma tenda em frente ao Hospital da Mulher, quando serão distribuídos folhetos informativos e realizadas salas de espera com pacientes aguardando atendimento na unidade médica, além de abordagem de leito com as pacientes internadas, gestantes e puérperas com incentivo, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, lembra que o leite materno é o alimento mais completo e perfeito para o bebê. “A Organização Mundial de Saúde recomenda que o bebê receba somente esta fonte de alimento até os seis meses de idade e que até os dois, a amamentação seja combinada com outros alimentos, como frutas e legumes”, comentou.

Para produzir o leite, o corpo prioriza o alimento da criança recém-nascida e busca os nutrientes no corpo da mãe. Por esta razão, é essencial que a lactante esteja bem alimentada e saudável.

Segundo a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Jilliane Resende Cristino, durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades nas unidades de saúde. “Nossa meta é fortalecer a prática do aleitamento materno exclusivo, disse a coordenadora, lembrando que em um mundo cheio de desigualdades, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida”.

Confira a programação:

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

De 01 a 06/08 – SENSIBILIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES

09h00 às 15h00 – Montagem de tenda em frente ao Hospital da Mulher, com abordagem da população e entrega de informativos, esclarecimentos de dúvidas e incentivo à amamentação. Realização de sala de espera com pacientes aguardando atendimento, abordagem de leito com as pacientes internadas, gestantes e puérperas com incentivo, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Dia 07/08 – 14h00 - VISITA DAS GESTANTES NA MATERNIDADE: PROJETO HORA DA MAMÃE

Oficina temática - Amamentação na prática:superando desafios, com a médica fisioterapeuta e especialista em Saúde da Mulher, Lívia Lopes

09/08 – PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE SAUDADE

08h30 às 12h30 - Acolhimento às gestantes e puérperas com dinâmica e palestras, onde serão abordados temas sobre os Benefícios do Aleitamento Materno Exclusivo.

14h00 às 17h00 - Sensibilização dos profissionais da saúde com tema: Aconselhamentos em Amamentação.

Durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades nas Unidades de Saúde

Comentários