Image
04 junho, 2018
Comentários

BM tem o melhor primeiro quadrimestre na geração de empregos da região

Município gerou um saldo positivo de 290 vagas formais entre os meses de janeiro a abril de 2018; resultado é o melhor desde 2012

Barra Mansa avança na recuperação da economia local e fecha o primeiro quadrimestre de 2018 com o melhor resultado para o período desde 2012, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No período compreendido entre janeiro e abril deste ano, o município gerou um saldo positivo de 290 vagas formais. Na região do Vale do Paraíba Fluminense, com nove cidades (Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda), o município de Barra Mansa se destacou com o melhor resultado durante o período.

Nos primeiros quadrimestres dos anos de 2013 a 2016, houve uma queda de mais de 1,4 vagas de emprego. Em 2013, foram menos 30. Em 2014, menos 536 postos de trabalho. Em 2015, negativo em 224 e em 2016, menos 649. No primeiro quadrimestre de 2017, a forte crise econômica que atingiu o país afetou a economia do município com saldo negativo de quase 670 postos de trabalho, a maioria na área de serviços (-194), Construção Civil (-196) e Comércio (-110). No segundo semestre deste mesmo ano, a economia apresentou sinais de melhora com saldo positivo de 286 vagas.

Para o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o resultado é fruto de investimento entre as empresas e o poder público com o intuito de retomar a credibilidade da cidade no mercado. “Apesar de ser o melhor resultado na região Sul Fluminense, ainda é pouco. Precisamos gerar mais oportunidades para a nossa população. O trabalho não pode parar”, enfatizou.

O movimento realizado pela economia local está em consonância com o cenário econômico nacional, que vem em passos lentos e contínuos, recompondo o estoque de empregos formais e recuperando a qualidade de vida da população. O processo de reconstrução que o município passa desde o início do ano passado, através do pagamento em dia dos servidores públicos é sinônimo de respeito e dignidade. Neste mesmo conjunto, as obras de reurbanização realizadas no município, como a Praça da Matriz, a reurbanização da Avenida Presidente Vargas, o Calçadão Dama do Samba e investimentos na Educação, Saúde e Segurança também colaboraram para a retomada da auto estima do barramansense.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, o resultado comprova o discurso de que desde o ano passado a economia vem dando sinais de recuperação e que, mais do que nunca, as pessoas precisam estar preparadas para ocupar o seu lugar no competitivo mercado de trabalho. “A percepção de todos que estão envolvidos na gestão pública e também nas empresas privadas é realmente de que o pior já passou e, salvo algum sobressalto muito grande, a expectativa é que a recuperação acentue-se cada vez mais”.

Em compensação, ressalta o secretário, o mercado de trabalhou passou por mudanças significativas. “O mercado hoje está cada vez mais ávido por pessoas capacitadas, tanto no sentido técnico como no comportamental. Portanto, a ideia é de que as pessoas capacitem-se cada vez mais e estejam preparadas”.

Dentre os novos postos de trabalho formais, o setor de serviços destaca-se como grande mola propulsora acumulando 187 novos postos. Este resultado referenda o conceito de que Barra Mansa é uma cidade com segmentos de negócios e serviços diversificados, garantindo um excelente atendimento às demandas da população local. Agnaldo ainda acrescenta que é importante ter condições de aproveitar as oportunidades que surgirem. “Por mais que não sejam aquelas que nós esperamos, usando este posto de trabalho como forma de recolocar a vida em ordem e, em paralelo, se preparar para buscar algo ainda melhor”, finalizou.

Comentários