Image
08 dezembro, 2025
Comentários

Bronquiolite: Barra Mansa inicia vacinação contra o vírus sincicial em gestantes

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa iniciou, nesta segunda-feira, dia 08, a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite — uma das principais causas de internações e óbitos em bebês recém-nascidos. O município recebeu o imunizante no sábado, dia 06, e deu início imediato à distribuição para as unidades de saúde, processo que segue até sexta-feira, dia 12.
A vacina, que agora integra o Calendário Nacional de Imunização, passa a ser de rotina para gestantes a partir de 28 semanas. A proteção é transmitida ao bebê pela via placentária, garantindo defesa nos primeiros meses de vida — período de maior vulnerabilidade. Por esse motivo, a dose deve ser aplicada a cada gestação.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, que é ginecologista e obstetra, destacou a relevância da nova etapa de imunização no município.
- A inclusão da vacina contra o VSR no calendário de rotina das gestantes é um marco na prevenção da bronquiolite. Essa é uma infecção que pode evoluir para quadros graves nos primeiros meses de vida. Com a proteção administrada ainda na gestação, reduzimos de forma significativa o risco de internações e de mortalidade entre recém-nascidos. É uma conquista para Barra Mansa e para a saúde materno-infantil – afirmou.
A primeira gestante do município a receber o imunizante foi Lara Yolanda, que está com 30 semanas. Ela, que atua na área da saúde, relatou o alívio de garantir a proteção para o bebê. “Eu sabia da importância dessa vacina e estava muito ansiosa para me imunizar. Meu maior medo era o bebê nascer e eu não ter conseguido tomar a dose. Fiquei muito feliz por ser a primeira a receber a vacina em Barra Mansa. Agora estou mais tranquila sabendo que meu bebê estará protegido desde os primeiros dias de vida”, disse.
A vacinação está disponível em toda a rede municipal. Gestantes com 28 semanas ou mais podem procurar a unidade de saúde mais próxima de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando RG, Cartão de Vacina, Cartão SUS ou CPF.

Comentários