Image
25 junho, 2018
Comentários

Câmara de VR cria Comissão para apurar riscos e impactos do pátio de escória no Brasilândia

Ações de apuração e coleta de informações serão iniciadas nos próximos dias; objetivo é cobrar providências dos responsáveis

A Comissão Parlamentar Especial, instalada na Câmara Municipal para averiguar o risco de deslizamento de uma pilha gigante de escória, estocada a céu aberto no bairro Brasilândia, deve iniciar os trabalhos de apuração nos próximos dias. As ações do grupo, formado pelos vereadores Rodrigo Furtado (presidente), Edson Quinto (relator) e Jari Simão (membro), acontecerão em paralelo à investigação promovida, em sigilo, pelo Ministério Público Federal. A Comissão ainda pretende apurar os possíveis responsáveis e impactos causados à população.
Segundo dados, pelo menos 15 mil moradores sofrem com a poluição e com o risco de iminente de contaminação. Problemas respiratórios e alérgicos são comuns, principalmente entre pessoas residentes em bairros próximos à pilha de escória, como Santo Agostinho, Volta Grande, Caieira, entre outros.
Como presidente da Comissão, o vereador Rodrigo Furtado afirmou que a situação deve ser apurada e que providências resolutivas devem ser cobradas dos responsáveis e envolvidos.
- Vamos continuar fiscalizando e trabalhando para que o pátio de escória desapareça da paisagem da nossa cidade. O lucro de empresas não pode sobrepor a saúde da população. Centenas de pessoas já estão convivendo com as consequências negativas desta situação absurda - frisou.
Fazer um levantamento criterioso de todas as informações é o primeiro passo a ser realizado pelo grupo de trabalho, segundo Rodrigo. O parlamentar explicou que esta primeira fase é essencial para direcionar os rumos que serão adotados.
- Nosso objetivo é trabalhar para que a população não seja prejudicada. Essa é nossa maior preocupação. O meio ambiente deve ser preservado para as gerações futuras e, para que isso aconteça, a mudança de postura deve acontecer agora - frisou.

Comentários