07 dezembro, 2016
Comentários

Camerata de Cordas espalha música de qualidade em apresentações esta semana em BM



O grupo inaugura o Centro Cultural Municipal no sábado e realiza concerto no Projeto Música nas Escolas, na quinta-feira

A Camerata de Cordas vai espalhar alegria e música por Barra Mansa, esta semana. O grupo do Projeto Música nas Escolas realiza duas apresentações especiais para finalizar o ano intenso de atividades. Na quinta-feira, 08 de dezembro, às 19h30, a Camerata realiza concerto gratuito na sede do Projeto Música nas Escolas, localizada no Parque da Cidade. Já no sábado, 10 de dezembro, o grupo se apresenta na inauguração do Centro Cultural Municipal, às 20h.
A inauguração do Centro Cultural Municipal é a primeira de uma série de apresentações que o Projeto Música nas Escolas realiza em dezembro no Clube Municipal. Ainda se apresentam este mês, a Orquestra Sinfônica Juvenil e a Orquestra de Jazz no palco do clube, que está totalmente reformado. Para entrada no evento de inauguração, é necessária a troca do ingresso por uma caixa de leite a ser doada a uma entidade filantrópica de Barra Mansa. Participa, ainda, da inauguração o Projeto Dança e Magia, com seu ballet.
A Camerata de Cordas é um grupo que reúne músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, para apresentações mais próximas do público. Esta proximidade com o público, permite à Camerata ousar em seu repertório, que se adapta ao público, ao evento. A Camerata de Cordas interpreta clássicos de vários períodos da música mundial, com obras de Mozart, Tchaikovsky, Vivaldi, entre outros gênios da música, até músicas contemporâneas, de artistas como Michael Jackson, e até Galinha Pintadinha, como acontece nos concertos didáticos que realiza nas escolas de Barra Mansa.
Este ano, a Camerata, além dos concertos didáticos e concertos de sua temporada, apresentou-se, em julho, no Festival Vale do Café, com participação do flautista da OSBM, Felipe Braz. Recentemente, também, realizou um concerto emocionante em homenagem à padroeira dos músicos, Santa Cecília, na igreja homônima, em Barra Mansa.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.          
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCRNova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o Projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.


Serviço:
Concerto da Camerata de Cordas Juvenil
Data: 08 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sede do Projeto Música nas Escolas

Apresentação da Camerata de Cordas Juvenil na Inauguração do Centro Cultural Municipal
Data: 09 de dezembro (sábado)
Horário: 20h00
Local: Clube Municipal
Entrada: 01 litro de leite

Comentários