Image
06 fevereiro, 2019
Comentários

Caminhão da Odontologia leva sorriso novo a periferia de Barra do Piraí

Atuando nos bairros da cidade de Barra do Piraí, o Caminhão da Odontologia, da Nova Saúde, atendeu um quantitativo de 430 pessoas, em diferentes localidades por onde vem passando, desde novembro do ano passado. A proposta visa realizar diferentes tratamentos, como extrações, restaurações e outros, em adultos e crianças. Cerca de 1 mil procedimentos já foram realizados desde agosto, quando iniciou o projeto IntegrAção.


Criado em agosto de 2018, o Integração tem como objetivo assistir diversas famílias em diferentes bairros e especialidades em Saúde. Em novembro do ano passado, o projeto IntegrAção ganhou forças com a vinda do caminhão da Odontologia onde somam, até hoje, 770 pessoas assistidas.

O projeto IntegraAção já percorreu os bairros Campo Bom, Chalet, Roseira, Oficina Velha, Caixa D'água, Caeira, Maracanã e Metalúrgica; além dos distritos da Califórnia, Dorândia, Vargem Alegre e Ipiabas. Ao todo, foram realizados 980 procedimentos em Odonto, onde 770 pessoas, que passaram pelo veículo. São serviços de extrações, restaurações, encaminhamentos para especialidades, orientações de higienização e cuidados com a saúde bucal para adultos e crianças.

Para a diretora do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Verônica Tancredo Massa, os números apresentados até o momento, mesmo que tímidos, mostram o início de um trabalho, que precisa de continuidade. “A Odontolgia, e os seus tratamentos, são demorados e contínuos. Por um lado, quando não se tem posto, ou é longe, tem sido importante. A população precisa participar mais; e focamos numa divulgação ainda maior. Porém, readequando nossa logística, para, também favorecer os moradores. Assim, procuramos entrar em constante contato com as demais secretarias, para nos ajudar nesses termos”, disse.

Verônica frisou que, para atrair mais pessoas a este trabalho de saúde, vai se reunir com integrantes da Secretaria de Educação para que, quando o caminhão estiver em determinado bairro, o dentista vá até a escola pública mais próxima, para que verifique os alunos e encaminhe ao projeto. “Esperamos, assim, elevar o número, não apenas para ser integrante de índices, mas para mostrar aos moradores a importância de estar no dentista regularmente. É uma questão de cultura popular, e, acredito que a população vai aderir a este modelo”, aponta.

O bairro que está recebendo o Caminhão da Odontologia nesta quinzena é a Vila Helena, onde vai ficar até 15 de fevereiro. Segundo Verônica, o cronograma de atendimento, após a data, será divulgado nos veículos de comunicação oficiais da Prefeitura de Barra do Piraí, bem como nas redes sociais.

Comentários