07 maio, 2018
Comentários

Campanha de Vacinação contra a gripe atende Puéperas e Crianças a partir dessa segunda em Itatiaia

A partir de hoje (07) até sexta-feira (11), a Campanha de Vacinação contra a Gripe ( influenza) será voltada para a crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias). De acordo com o Ministério Saúde a vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1,H3N2 e influenza B e para ser imunizado é necessário a apresentação do cartão de vacinação.



A Campanha acontece em todo o município e as doses da vacina estão sendo aplicadas na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.



De acordo com o setor de Imunização da meta de 7.396 pessoas a expectativa é vacinar 551 crianças e 45 puéperas.



- Desde o início da Campanha, até o momento vacinamos 506 pessoas. Desse total, 30 são gestantes, 44 trabalhadores da saúde e 432 idosos. Para as primeiras semanas consideramos um número muito baixo e por isso reforçamos junto ao público alvo a importância da vacinação e pedimos que compareçam aos postos de saúde - disse a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.



Em Itatiaia a Campanha, que iniciou no dia 24 de abril, é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes com comorbidades, além de profissionais de saúde e professores.



Pessoas com doenças crônicas também podem receber a dose da vacina, porém nesse caso o Ministério da Saúde recomenda a apresentação de prescrição médica. Para ser vacinado o morador deve procurar unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.


Segundo o Ministério da Saúde há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.


Confira o calendário de vacinação:


- Gestantes: durante toda a campanha
- Idosos: durante toda a campanha
- De 07 a 11 de Maio - Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias).
- De 12 de maio - “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos
- De 14 a 18 de Maio - pessoas de 5 anos a menos de 60 anos com comorbidades (duas ou mais doenças) e doenças crônicas, com a apresentação da prescrição médica.
- De 21 a 25 de Maio - Professores das escolas públicas e privadas
- De 28 de Maio a 1º de junho - Todos os grupos.

Comentários