Image
22 novembro, 2017
Comentários

Campanha do Novembro Azul fará exames em unidades de saúde de Porto Real


Semana “D” segue de 27 a 30

Intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, a Prefeitura de Porto Real por meio da Secretaria de Saúde, programou para a próxima segunda-feira, 27, uma ação especial da campanha Novembro Azul. As unidades de saúde do município estarão realizando a Semana “D”, até o dia 30 de novembro, das 8h às 12h, quando serão abordados temas relacionados ao câncer de próstata e serão realizados exames de antígeno prostático específico (PSA), que ajuda a identificar precocemente a doença. Para realizar a coleta de sangue, o homem deve ter 45 anos ou mais.
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de danos à saúde. Ele destaca a importância da promoção e incentivo aos hábitos saudáveis. “Nas portas das unidades que irão promover o exame, teremos tendas informativas abordando assuntos como HIV, teste rápido e prevenções. Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado”, afirma.
A campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde e assegurar o direito a saúde de homens acima dos 45 anos. “Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim, ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade evitando outros problemas de saúde”, explica o secretário.
São solicitados alguns cuidados antes da coleta do PSA como estar o mínimo de 8 horas em jejum e não andar de moto ou bicicleta, bem como não ter relação sexual nos três dias anteriores.
Os dias e as unidades de saúde que vão realizar o exame são: 27/11 – Policlínico do Bairro de Fátima; 28/11 – Centro de Diagnóstico e Tratamento; 29/11 – USF de Bulhões; e 30/11 – Hospital Municipal São Francisco de Assis.

Comentários