28 fevereiro, 2019
Comentários

Campanha em VR alerta para riscos do câncer ginecológico

Meta da primeira etapa da campanha é realizar de três mil preventivos e 1,5 mamografias



A 1ª Etapa da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico e do Câncer de Mama terá início no dia 01 de março em Volta Redonda. Os exames serão realizados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF), durante todo o mês. No dia 30 de março, o Dia D, os exames poderão ser realizados também da Policlínica da Mulher, no bairro Aterrado. Todos os atendimentos serão realizados mediante ao agendamento prévio.



A ação, promovida pela secretaria municipal de Saúde, contemplará a oferta de exames de preventivo (papanicolau) para as mulheres de 25 a 65 anos, inclusive gestantes, e de mamografia para aquelas acima de 40 anos. A campanha seguirá até o dia 30 de março, e é promovida anualmente pela secretaria municipal de Saúde, em duas etapas, sempre nos meses de março e outubro.

Segundo a coordenadora do programa da saúde da mulher do município, a médica Juliana Monteiro, a campanha tem como objetivo promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de óbitos por câncer de colo do útero e de mama, uma vez que essas doenças têm 100% de cura se detectadas na sua fase inicial. “A meta da primeira etapa da campanha é realizar de três mil preventivos e 1,5 mamografias. É muito importante que as mulheres realizem os exames, pois através dos resultados é possível fazer o diagnóstico precoce”, explicou a médica.



Ainda de acordo com a coordenadora do programa da saúde da mulher do município de VR, em 2017 foram registrados 38 óbitos por câncer de mama e nove óbitos por câncer de colo de útero. Em 2018 foram 18 óbitos por câncer de mama e quatro por câncer de colo de útero. “A melhor maneira de prevenção para câncer de colo de útero é ter relação sexual com camisinha e fazer o preventivo principalmente na faixa etária de 25 a 65 anos”, explicou Juliana Monteiro, destacando que em Volta Redonda a vacinação contra o HPV acontece semanalmente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos em todas as unidades.



No sábado dia 30 de março todas as unidades estarão abertas de 8h às 17h contemplando as mulheres trabalhadoras que não conseguem ir as unidades durante a semana. “A ideia é comemorar não só o dia internacional, mas o mês da mulher reforçando a luta da prevenção contra o câncer de mama e colo de útero e convocando as mulheres a dizerem Sim à Vida”, concluiu a médica.





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto destacou a importância da campanha. “Existem maneiras simples e eficientes para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer ginecológico como ir ao ginecologista anualmente e fazer regularmente o papanicolau. O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de útero”, ressaltou.



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que campanha como essa faz parte das ações de ações de prevenção à saúde da administração municipal.“Trabalhar com prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população”, disse.

Comentários