11 dezembro, 2017
Comentários

Campanha Natal Solidário do Hemonúcleo de BM será lançada amanhã

Intenção é evitar o desabastecimento do serviço de hemoterapia e de hemocomponentes; hemonúcleo é responsável por abastecer 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores


Com a finalidade de reforçar a importância de manter as doações de sangue durante o período de férias e festas de fim de ano, o Hemonúcleo de Barra Mansa lança amanhã, dia 12, a Campanha Natal Solidário. A intenção é evitar o desabastecimento do serviço de hemoterapia e de hemocomponentes. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de sangue das 7 às 11 horas.

O coordenador do órgão, Sergio Murilo Conti, lembrou que em geral, durante o período de férias e fim de ano o número de doadores sofre uma baixa significativa. “Porém, é justamente, nesta época do ano que aumentam os registros de acidentes de automóveis e de pacientes com politraumatismo, sobrecarregando os hospitais com atendimento de emergência e, consequentemente, aumentando o consumo de sangue.

O coordenador destacou ainda que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.

Segundo dados do Hemonúcleo de Barra Mansa, o número de doações em 2017 aumentou 15% com relação ao ano de 2014. Até novembro, o hemonúcleo havia recebido 4471 doações de sangue. Dessas, a maioria são feitas por mulheres, 62% do total e 38% por homens. Apostando na solidariedade da população de Barra Mansa e de municípios vizinhos, Sérgio Murilo Conti esclareceu que o Hemonúcleo local é responsável por abastecer 100% das cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.

Para doar sangue basta comparecer ao Hemonúcleo de Barra Mansa, localizado em anexo à Santa Casa à Rua Pinto Ribeiro, 205 - Centro, portando documento de identidade (com foto). Ter entre 18 e 69 anos de idade; menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. ‘”Vale lembrar que o doador precisa estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica no período de 12 horas anteriores”, concluiu Sérgio Murilo Conti.

Comentários