12 julho, 2016
Comentários

Campanha sobre o ‘Família Acolhedora’ é realizada em Barra Mansa

Programa está ativo e município já tem famílias interessadas em acolher crianças

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando uma campanha de informação e conscientização sobre o programa ‘Família Acolhedora’. Folhetos explicativos sobre o que é o programa, como funciona e quem pode se cadastrar estão sendo distribuídos pelas assistentes sociais em vários pontos da cidade. O objetivo é aumentar o número de cadastros de pessoas interessadas em ser uma família acolhedora, o que permite ao município diminuir a permanência de menores em abrigos, dando a oportunidade de serem encaixados numa medida protetiva de convivência familiar comunitária e garantir o acesso à rede de políticas públicas.

“O que queremos é que a população tenha ciência de que o Família Acolhedora funciona em Barra Mansa. Já temos famílias cadastradas e crianças que vão conviver dentro de um ambiente familiar enquanto suas famílias de origem se reestruturam para recebe-las de volta”, explicou a assistente social Juliene Cunha de Oliveira, acrescentando que para fazer parte do programa a família não pode ter interesse em adoção. “Esse é o ponto principal. A família não pode querer adotar e precisa entender que vai cuidar daquela criança por um determinado tempo, até a família ter condição retomar os cuidados”, ressaltou a assistente social.

Além de não ter interesse em adoção os interessados devem atender a mais alguns requisitos: ser morador de Barra Mansa; ter entre 21 e 61 anos; ter tempo para cuidar da criança ou adolescente, oferecendo proteção e orientações adequadas ao desenvolvimento; comprovar instalações físicas apropriadas ao acolhimento e proteção; participar do processo de capacitação e acompanhamento proposto pelo programa; estar com boa saúde física e emocional; não possuir antecedentes criminais.

A inscrição das famílias interessadas é gratuita, feita por preenchimento de uma ficha de cadastro do Programa. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e certidão negativa de antecedentes criminais. Quem quiser mais informação ou realizar o cadastro deve ir até à sede do Programa, que funciona na Rua Oscar da Silva Marins, N° 252, no Centro de Barra Mansa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08 às 17hs.

Comentários