Image
12 setembro, 2018
Comentários

CAPS de Itatiaia realiza atividades sobre prevenção do suicídio

 O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está realizando neste mês atividades com os grupos terapêuticos de álcool, drogas e o Reviver (grupo de transtorno mental), como leitura de textos, dinâmicas e vídeos que abordam o tema suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2015 em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Com a campanha, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

- Fora as atividades deste mês, continuamos atendendo moradores que cheguam ao CAPS demandando este tipo de atendimento. Os familiares também que notarem alguma mudança de comportamento de seu parente pode nos procurar para orientações. Suicídio é caso de saúde pública. Então considero que a melhor forma de colaborar com essa questão é falando sobre. Portanto, toda e qualquer iniciativa que promova um diálogo aberto sobre a importância de se valorizar a vida e, consequentemente, contribuir efetivamente com a prevenção é bem vinda – ressaltou a coordenadora e psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial, Alline Siqueira.

De acordo com o Centro, na última sexta-feira, dia 28, será realizada uma roda de conversa em parceria com a Cultura, na Casa da Cultura, com o tema “Falar sobre o suicídio pode salvar vidas!”. O encontro está marcado para as 14h e além do debate, contará também com apresentação de dança e a oficina de arte “Cores suas forças e suas alegrias”.

O quadro de servidores do CAPS é composto por dois médicos, três psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira, dois funcionários administrativos e um ajudante de serviços gerais.

O Centro de Atenção Psicossocial é ligado a Secretaria Municipal de Saúde e os contatos podem ser feitos pelo telefone (24) 3352 3006. Os atendimentos aos pacientes seguem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e a sede está localizada na Rua São José, nº 312, Centro (em frente ao Ministério Público).

Comentários