30 outubro, 2019
Comentários

Carteira de trabalho poderá ser tirada no Ciep de Quatis nesta quinta

           Prestado normalmente à população no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, o serviço de emissão da carteira de trabalho digital vai se aproximar ainda mais da população nesta quinta-feira, 31 de outubro, a partir das nove horas, quando o documento poderá se tirado no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário. O CIEP é a maior unidade da rede municipal de ensino, atendendo atualmente aproximadamente 770 dos 2.325 estudantes matriculados nas escolas e creches da prefeitura.

          O serviço itinerante de emissão da carteira de identidade no CIEP de Quatis faz parte da programação da Semana de Educação e Profissões, que começou nesta segunda-feira, dia 29, e vai até sexta-feira, 01º de novembro. O projeto relacionado à carteira de trabalho digital na escola está sendo desenvolvido através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Entre 9 e 16 horas desta quinta-feira, 29, qualquer pessoa poderá procurar os funcionários da pasta neste estabelecimento de ensino em busca da emissão da carteira de trabalho digital, incluindo alunos do CIEP e moradores de qualquer bairro da cidade.

          Segundo o secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura de Quatis, Vinícius Lima, os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho são a carteira de identidade, o comprovante de residência atualizado, a certidão de nascimento ou de casamento, não havendo a necessidade de apresentar a fotografia, pois a imagem é produzida no próprio local, pelos servidores da pasta. A idade mínima permitida para a liberação da carteira foi estabelecida em 14 anos. Caso, o requerente deseje tirar a segunda via, será necessário informar também o número e a série da carteira anterior.

            - A emissão volante da carteira de trabalho digital representará uma oportunidade muito importante no sentido de que aproximemos ainda mais o serviço da população de Quatis, e, no caso específico, ou seja, no CIEP, alcançará a região mais populosa da cidade, formada pelos bairros Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santo Antônio, Jardim Independência, Loteamento Alto Paraíso, Loteamento Santa Bárbara, Alto das Quaresmeiras e Água Espalhada, entre outras comunidades situadas acima da linha férrea – disse o secretário de Trabalho e Renda do Município.

            Retomado em 2017 pela Prefeitura de Quatis, através de um convênio com o antigo Ministério do Trabalho, denominado a partir do começo deste ano como Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o serviço de emissão da carteira de trabalho digital funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no segundo andar do Centro Administrativo do Município.

            Uma média mensal de 30 carteiras vem sendo tirada por mês e, desde quando o serviço voltou a funcionar, há cerca de dois anos, cerca de 500 trabalhadores já foram atendidos com a emissão do documento. Uma vez preenchidos os dados do trabalhador na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, o documento é emitido pela agência de Resende da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, podendo ser retirado duas semanas depois no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis.

            O diretor do CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, professor Marcelo Ribeiro da Fonseca, explica que a Semana de Educação e Profissões promovida pela unidade escolar tem como proposta disponibilizar informações a respeito do mercado de trabalho aos estudantes e os procedimentos necessários em busca de uma colocação profissional. A programação prevê debates sobre vários temas, entre eles, os seguintes: “Perfil do profissional do futuro”, “Informações atuais do mercado de trabalho”, “cursos de nível superior e tecnologia”, “Atuação profissional”, “Orientação vocacional” e “Conhecimentos, histórias e realizações de vários profissionais”.

Comentários