18 outubro, 2019
Comentários

Casa da Criança e Clínica da Família de Quatis funcionarão neste sábado para o Dia D contra o sarampo

     Localizadas, respectivamente, no Centro e no bairro Nossa Senhora do Rosário, a Casa da Criança e a Clínica Família vão funcionar neste sábado, 19 de outubro, para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, no horário de 8 às 16 horas. Em Quatis, a vacinação contra a doença é coordenada pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. No sábado, deverão ser imunizadas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias (dose de reforço) e de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias (rotina).

        Segundo o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Wendell Monteiro, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão levar o cartão de vacinação dos respectivos filhos aos postos neste sábado. Ele reforça o chamado à população para que não deixe de comparecer às unidades, visto o número significativo de casos confirmados da doença em vários estados brasileiros, incluindo o estado do Rio de Janeiro, em cujo território foram confirmadas até agora 28 ocorrências do sarampo, em nove municípios fluminenses:

        - Em Quatis, felizmente, não há nenhum caso positivo do sarampo, o que provavelmente se deve à intensificação da imunização realizada pela prefeitura nas unidades médicas e ao comparecimento da população, que tem atendido o chamado da Secretaria Municipal de Saúde. Mas as crianças que ainda não receberam as doses devem ser levadas às unidades médicas o mais rápido possível, pois assim vamos continuar mantendo a situação sob controle – declarou Wendell, acrescentando que, segundo um levantamento do Ministério da Saúde, este ano já foram diagnosticados 6.640 episódios de sarampo até agora, em todo o país.

        Independente do Dia D, a vacinação contra o sarampo acontece de segunda a sexta-feira, na Casa da Criança e nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. Nestas unidades, são aplicadas todas as vacinas, exceto as doses triviral e contra a febre amarela.

        No caso destas duas vacinas, a imunização tem um calendário próprio. As doses contra a febre amarela estão disponíveis nos seguintes dias da semana e unidades médicas: Clínica da Família (segunda-feira), Casa da Criança (terça-feira), posto do Mirandópolis (quarta-feira), posto do Jardim Independência (quinta-feira) e posto do Jardim Pollastri (sexta-feira).

        Com relação à vacina triviral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e a rubéola, ela é feita na Clínica da Família (de segunda a sexta-feira), unidade médica do Jardim Independência (segunda-feira), unidade médica do Mirandopolis (quarta-feira), Casa da Criança (quinta-feira) e unidade médica do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Comentários