Casa da Cultura de Itatiaia realiza exposição de móveis sustentáveis feito em páletes
"A Casa da Cultura expõe a partir do próximo dia 11 (quarta-feira), móveis produzidos em pálete, objetos criados com pneus, latões e materiais em ferro, fotos da fauna e flora do município, além de figurinos produzidos pelos alunos. O lançamento da exposição, aberta ao público, será das 16h às 21h. Nos demais dias, as visitas poderão ser feitas de segunda à sexta, das 09 às 21h.
A mostra já passou pela festa de 25 anos de Emancipação de Itatiaia e pela comemoração da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Hyundai Heavy Industries Brasil. Os páletes são estruturas de madeira, em forma de estrado, utilizadas na movimentação de cargas para transporte com empilhadeira.
Segundo o assessor de Cultura, Sérgio Machado, o trabalho com páletes começou como decoração para a festa de Itatiaia e agora vai virar um projeto no município, que abrirá oportunidades profissionais aos jovens. “Esse projeto une o compromisso ambiental, social e artístico. Trabalhar com pálete envolve vários artesões e etapas de tratamento para chegar ao resultado final”, explicou Sérgio.
"Além dos trabalhos em páletes, a Casa da Cultura também reaproveita outros tipos de materiais em seus cursos, como sementes, tecidos, E.V.A, feltros, telhas e reciclados em geral.
A Casa da Cultura fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº331, no centro. O horário de funcionamento e de segunda à sexta-feira, das 08 às 12h e das 13h30 às 21h.
Trabalho também são destaques na Semana de Meio Ambiente da Hyundai
A exposição, que terminou no dia 06 de junho, foi aberta somente para os funcionários e terceirizados, que puderam conferir como os páletes e pregos descartados pela fábrica foram transformados em mesas, baú, sofá e em um bar.
- Muito mais que uma iniciativa ambiental que a prefeitura teve, esse projeto é um grande ganho social, que para nós é o principal nesse trabalho, disse o Engenheiro Ambiental da Hyundai, Guilherme Turon.
Em uma área externa foi exposta uma casinha, também feita com o material. A intenção da equipe da Assessoria de Cultura é criar uma cidade cenográfica totalmente feita em pálete, que será aproveitada nos eventos culturais da cidade.
Só na Hyundai são descartados mensalmente entre 60 a 100 toneladas de páletes, conforme informou Guilherme Turon.
Comentários