22 janeiro, 2018
Comentários

“Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores” inaugura nova sede

 Tombado pela prefeitura municipal de Piraí, o “Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores” inaugura as novas instalações no dia 30 de janeiro após 4 anos de reformas. O prédio, que faz parte do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade de Piraí, passou por obras de reforma e conservação e agora abre as portas para receber a comunidade e se reafirmar como um ponto turístico da região.

“A restauração do Casarão tem a sua importância histórica, pois é a reforma de um ícone de construção de um tempo. Construída por Manoel de Souza Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o Ciclo do Café”, explica a arquiteta responsável pelo projeto, Jaciara Paes.

A restauração da sede do Casarão foi idealizada pela Irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, que é a proponente do projeto cultural e gestora do espaço.

“Começamos a utilizar o Casarão para abrigar a Pastoral da Criança em 1993. Desde então desenvolvemos uma série de atividades e serviços para a população que vão desde cursos profissionalizantes de pedreiro, eletricista, manicure e costureira, até oficinas de artesanato e jongo (dança africana). Criamos ainda o Museu do Negro e a Farmácia que vende cerca de 300 vidros de xarope por semana. A vida da comunidade passa por aqui”, conta a Irmã, gestora de todas as atividades do Casarão.

Agora com as suas dependências totalmente reformadas, o “Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores” volta com suas atividades originais como: Pastoral da criança, Rádio comunitária, oficinas de artesanato, cerâmica, aulas de jongo, entre outros. A nova sede ganhou ainda novos espaços como o auditório, sala multiuso, salas de exposição temporárias, área externa e o anfiteatro.

O Casarão tem a parceira com o SEBRAE da região para a implantação das atividades nas áreas de artesanato e gastronomia aproveitando o trabalho já existente no próprio espaço anteriormente.

Histórico da reforma do Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores:

Em 2014, irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, conseguiu o patrocínio da Petrobras, Light e Instituto CCR e CCR Nova Dutra e CEG para a realização do projeto de restauração. Iniciaram-se então as atividades de levantamento, prospecções, pesquisa histórica e iconográfica, projeto arquitetônico, oficinas da Obra Escola* e por fim a obra de restauração do prédio, com o apoio da Petrobras e por outras instituições de fomento à cultura.

A proposta primordial foi a revitalização e readequação do espaço para preservação desse patrimônio histórico nas esferas estadual e federal para melhor ocupação de suas atividades socioculturais.

* Obra Escola: Projeto que capacitou 35 moradores do Distrito de Arrozal em Piraí com o objetivo de atuar em diversas funções desenvolvidas dentro de uma obra de restauro. Muitos dos participantes do projeto integraram a equipe responsável pela restauração do próprio Casarão.

Video Releease Obra Escola - https://vimeo.com/119458501


A história do Casarão de Arrozal:

O Casarão, ou antiga Fazenda Sobrado, como era conhecido, é localizado na praça principal do distrito de Arrozal, e faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Piraí. O local é um ícone de construção de um tempo. Construído pela família Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o Ciclo do Café. A Mitra Diocesana de Volta Redonda é a atual proprietária do imóvel e a Prefeitura Municipal de Piraí a comodatária.





O espaço abriga atualmente atividades socioculturais que atende cerca de 10.000 mil pessoas por mês.



O projeto de restauração do Casarão, foi aprovado pelo IPHAN E INEPAC através

das Leis de Incentivo a Cultura Federal e Estadual, é uma é uma realização do

Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do

Rio de Janeiro através das Leis de Incentivo a Cultura Federal e Estadual com

patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da

Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O restauro tem como

patrocinador Petrobras, o patrocínio da Light, e CCR.



http://casaraoculturaldearrozal.com.br



Serviço:

Reinauguração Casarão de Arrozal

Data: 30 de Janeiro de 2018

Horário: 10h

Local: Casarão de Arrozal

Endereço: Praça São João, Arrozal – Piraí - Rio de Janeiro


Comentários